Desde segunda-feira, dia 26, até esta sexta-feira, 29, foi realizada em Itajubá a campanha contra a Hepatite C. A doença causa uma inflamação no fígado, pela infecção do vírus da hepatite, transmitido através de contato com sangue contaminado. O evento, realizado pelo CAP (Centro de Assistência e Prevenção) da Prefeitura de Itajubá e Hospital Escola, realizou cerca de 1.200 testes para detectar a doença na população.
O objetivo da campanha foi detectar o vírus da hepatite C em cidadãos que já realizaram transfusão de sangue (principalmente pessoas que realizaram transfusão antes de 1992), e ainda em quem tem piercing e tatuagem, além de usuários de drogas injetáveis. Entretanto, quem não se encaixa nestes quesitos também puderam ser testados.
Os testes foram realizados em quatro pontos de coleta na cidade: Santa Casa de Misericórdia, Hospital Escola, Faculdade de Medicina e Centro de Epidemiologia na Policlínica do Mercado.
A Hepatite C é uma doença que pode levar anos para que os sintomas se manifestem. Por se tratar de uma inflamação no fígado, a doença pode trazer consequências graves, como cirrose ou até câncer.
Fonte: Secom Itajubá