O pequeno produtor acaba de ganhar mais um incentivo da Prefeitura de Itajubá. A Secretaria Municipal de Agricultura está criando o Programa de Piscicultura, que atenderá a cidade com objetivo de trazer fonte de renda a curto prazo para as pequenas propriedades. O objetivo da piscicultura no município é o cultivo de peixes de água doce, como a tilápia, de grande aceitação no mercado.
Para viabilizar o programa, o prefeito Dr. Jorge Renó Mouallem autorizou a compra de uma retroescavadeira e a implantação de bacias de contenção de água, que ainda auxiliarão, a longo prazo, a amenizar o impacto em caso de enchentes. Além disso, a Prefeitura irá criar os tanques de piscicultura, diminuindo assim as despesas do pequeno produtor.
O projeto de lei que cria o programa e autoriza a Prefeitura a executá-lo está sendo elaborado pela Secretaria de Agricultura, com a participação da Secretaria de Meio Ambiente, do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Itajubá, Codema (Conselho Municipal de Conservação, Desenvolvimento do Meio Ambiente), IEF (Instituto Estadual de Florestas), Polícia Florestal e produtores. O próximo passo é a tramitação na Câmara Municipal.
“É de extrema importância a criação deste programa para o município e para os nossos produtores. Esta é mais uma forma de ajudar os pequenos proprietários e a produção familiar com uma fonte de renda e com poucas despesas”, concluiu o secretário de Agricultura, Emílio Kallás Mendonça.
Fonte: Secom Itajubá