A Semana Mundial da Luta contra Hanseníase será realizada pela Prefeitura de Itajubá entre os próximos dias 22 e 30. O evento tem o objetivo de prevenir e informar a população sobre os males da doença. No dia “D” da Campanha, celebrado no dia 27, será realizada uma mobilização na praça Theodomiro Santiago, com entrega de folderes e orientações à população.
A hanseníase é uma das doenças mais antigas que atingem o homem, registrada até mesmo em episódios bíblicos, e é causada pela bactéria Mycobacterium leprae, descoberta em 1873. A doença, chamada também de lepra, pode atingir a pele, a musculatura, os nervos dos braços, mãos, pernas, rosto, orelhas, olhos e nariz, e sua transmissão é por meio das vias respiratórias (tosse e espirro). Todos os casos da doença atualmente possuem tratamento e cura.
Como diagnosticar
O médico deverá realizar a avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Também deverá solicitar ao paciente que faça exames laboratoriais, como biópsia.
Como tratar a doença
Não é mais necessário que o paciente seja isolado. O acompanhamento médico junto a remédios indicados pelo profissional já é o suficiente para o tratamento da doença
Fonte: Secom Itajubá