Com a chegada das baixas temperaturas, a administração municipal de Itajubá intensifica as ações de acolhimento às pessoas em situação de rua, um serviço já disponível ao longo do ano no Centro Municipal de Triagem e Acolhimento (CMTA).
No CMTA, aqueles que se encontram em situação de rua têm acesso a cinco refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), banho quente, produtos de higiene pessoal e todo o suporte necessário para uma melhor qualidade de vida, incluindo atendimento especializado (psicólogo, assistente social e enfermeira) – tudo de forma gratuita. O almoço e o jantar são fornecidos em parceria com o Hospital de Clínicas, por meio do Serviço de Nutrição.
A fim de proteger essas pessoas do frio, as abordagens realizadas diariamente pela manhã estão sendo reforçadas e também ocorrendo à tarde e nos finais de semana, em locais como praças, debaixo de pontes, Rodoviária, Mercado Municipal e outros pontos frequentados por esse público.
As abordagens são feitas pela equipe de abordagem social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Com uma abordagem humanizada, a equipe se aproxima das pessoas em situação de rua e, através do diálogo, estabelece uma relação de confiança. Assim, é possível encaminhá-las para os serviços de assistência disponíveis, incluindo o acolhimento no CMTA.
A Prefeitura também presta assistência àqueles que não são residentes do município, mas estão de passagem por lá neste momento. Para esses indivíduos, é oferecido transporte de ônibus para retornarem às suas cidades de origem. Antes da partida, eles têm acesso a banho quente, alimentação (jantar e café da manhã) e pernoite no CMTA.
A população pode contribuir fazendo sua parte. Ao se deparar com alguém necessitando de acolhimento, é possível ligar para (35) 99868-2253. O CMTA também está aceitando doações de roupas masculinas e femininas, cobertores e itens de higiene.
O CMTA funciona 24 horas. Saiba os horários de cada serviço:
– Serviço de assistência técnica (Psicóloga, assistente social e enfermeiro): segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h
– Café da manhã: 7h
– Almoço: 12h
– Café da tarde: 16h
– Janta: 19h
– Ceia: 21h
– Banho avulso para pessoa em situação de rua que não faz uso do equipamento: 9h às 10h e 15h às 16h
– Banhos dos usuários alojados: 16h às 18h
– Funcionamento dos dormitórios: 18 h às 7h
*com informações da SECOM PMI