SECOM/PMI
Mais uma blitz educativa de combate às queimadas foi realizada na última semana em dois pontos de Itajubá: próximo à Fundação Bradesco e também ao lado da empresa Brilux.
A ação foi realizada pela Prefeitura e instituições parceiras e visa conscientizar a população sobre a importância do combate às queimadas no município – uma das ações que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise de Queimadas de Itajubá.
Foram distribuídas aos motoristas cartilhas informativas do projeto “Itajubá mais verde! Queimadas semeiam desertos” com orientações e informações sobre os riscos e prejuízos das queimadas para toda a população.
Além da Prefeitura, a ação envolveu Polícia Militar, Polícia Ambiental, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.
SOBRE O COMITÊ DE QUEIMADAS
O Comitê de Gerenciamento de Crise de Queimadas foi instituído pelo segundo ano consecutivo em Itajubá através do Decreto 9197 que estabelece, entre diversas ações, a proibição do uso de qualquer método de queimada, ainda que de forma controlada, nos perímetros urbano e rural do município. A multa para o infrator pode chegar a R$ 7.888,00, dependendo da classificação e gravidade da ocorrência.
Esta é uma iniciativa da Atual Administração e parceiros que resultou, no ano passado, em uma redução de 20% no número de ocorrências de queimadas. O sucesso da ação chegou às reuniões do alto comando do Corpo de Bombeiros, em Belo Horizonte (MG), e tem servido de modelo para outras cidades mineiras. Vale lembrar que 2021 foi um dos piores anos da história em termos de estiagem.
O Decreto 9197 é válido para o período de 18 de maio a 30 de novembro, quando, com a baixa ocorrência de chuvas (estiagem), aumenta-se consideravelmente o risco de ocorrência de queimadas e incêndios e, consequentemente, as situações constantes de emergência na cidade.
Participam do Comitê os membros das seguintes instituições: