Os índices da indústria tem caído ano após ano e agora mais uma mudança nas diretrizes econômicas deve acontecer para conter o problema. Como as regras mudam no meio do jogo e por isso os empresários se sentem inseguros para investir, mas 2015 está para começar e para o Presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG, Olavo Machado, o novo ano começa se esperando por um período melhor.
O Brasil precisa evoluir. É verdade que isso está acontecendo, lentamente, mas enquanto o país caminha, outros seguem acelerados ganhando o mercado. Se a indústria brasileira não se modernizar não será capaz de competir com os grandes produtores, que conseguem uma produção muito maior a um custo menor. Para conseguir isso é preciso sair dos discursos vazios e criar linhas de crédito.
Minas Gerais tem uma caractéristica muito própria, o estado entra em crise na frente dos demais e sai da crise na frente também. A preparação de Minas para o momento passa por investimentos em educação e na qualificação da mão-de-obra. O SENAI e o Pronatec são os grandes instrumentos e o os programas do governo como Ciência Sem Fronteiras ajudam a melhorar ainda mais o nível dos acadêmicos.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM