A pedido do Líder do Prefeito na Câmara, vereador Luiz Fernandes Gonzaga (PMDB), o presidente da ONG RESGACTI (Rede Solidária entre Grupos Ambientais, Culturais e Trabalhos Intelectuais), Gilberto Andreotti, ocupou a tribuna livre da Câmara dos vereadores para falar sobre os trabalhos desenvolvidos pela organização em defesa dos animais nestes quatro anos de existência.
“Temos como meta para 2016 reduzir em até 90% o número de cães abandonados em Itajubá”, afirmou Andreotti. De acordo com estudo levantado o abandono está ligado à má escolha na hora da aquisição, mas apresenta como principal causa à superpopulação de cães e gatos.
“Cada fêmea produz em média seis filhotes por semestre, com a proporção de dois machos para quatro fêmeas. Se desconsiderarmos os índices de mortalidade e infecundidade, cada fêmea produzirá 32 descendentes em 1 ano, apresentando uma taxa de crescimento muito superior ao da raça humana. Sem a intervenção humana, o controle populacional ocorre através do acometimento de doenças por ataque de predadores e ainda pelo fato das mães abandonarem os filhotes mais fracos”, explicou.
Gilberto informou que a RESGACTI lançou simultaneamente entre os municípios da região uma campanha estratégica de controle e redução da população de cães e gatos aplicada de forma não violenta, até que todos os animais possam estar sob a guarda humana, de forma responsável.
A ONG RESGACTI mantêm atendimento 24 horas no sentido de recolher e cuidar de cães abandonados. A entidade ainda recebe doações através de boletos bancários e mantêm transparência dos gastos investidos na saúde e do bem estar dos animais. O contato com a entidade pode ser feito pelo telefone (35) 9945.0494 ou pelo endereço eletrônico[email protected].
Fonte: Câmara Municipal de Itajubá