
A primavera teve início em Itajubá no último domingo, dia 22 de setembro, marcada por chuvas que coincidiram com a mudança de estação. Segundo a Professora Michelle Reboita, pesquisadora do Centro de Ciências Atmosféricas da Unifei, esses episódios de chuva, embora esporádicos, são esperados durante o período de transição da estação seca, que deve se estender até meados de outubro.
De acordo com a pesquisadora, as chuvas registradas entre domingo e quarta-feira estão associadas à passagem de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil. “As frentes frias são sistemas comuns, com média de 3 a 4 eventos por estação na região”, explica Reboita. Apesar da precipitação, o mês de setembro deve fechar com cerca de 40 milímetros de chuva, valor inferior à média climatológica de 70 milímetros para o período.
Para outubro, a expectativa é de que as chuvas alcancem a média histórica de aproximadamente 160 milímetros, indicando o início de um período mais úmido. A professora destaca que a primavera, embora marcada por essas chuvas iniciais, ainda reflete características da estação seca em sua primeira metade.
Por Redação, com informações de Michelle Reboita