Ainda existe muita indefinição para apostar em uma estabilidade com posterior retomada do crescimento. O cenário externo é fator importante neste sentido. O aumento dos juros por parte do FED (EUA) poderá reduzir a liquidez e trazer problemas às economias com necessidades de financiamento. O momento pede muita cautela.
Muito se diz sobre a recuperação da economia americana, que deverá alavancar a economia mundial, incluindo o Brasil. O economista e professor Hector Gustavo Arango explica que há duas formas de ver esse cenário, por um lado haverá um mercado comprador enorme por onde será possível escoar produção. Por outro lado, com a economia americana melhorando cresce a taxa de juros internos dos Estados Unidos, ou seja, a liquidez do dinheiro no mundo começa a diminuir, principalmente para investimentos.
Não é possível definir os desdobramentos de uma recuperação da economia americana no Brasil, há um lado positivo e um lado negativo. Além disso o panorama político brasileiro pode vir a atrapalhar a melhora que pode acontecer.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM