O Dia das Mães está chegando e como não podia deixar de ser o brasileiro deixou para fazer suas compras de ultima hora. O Dr. Vinicius Marques, coordenador geral do PROCON Itajubá, comenta sobre essa data e as situações que os consumidores podem enfrentar ao fazerem suas compras no comércio.
Presentear a mãe no seu dia especial está longe de ser reprovável, mas o consumidor deve ficar tento ao fazer sua escolha. A expectativa do comércio é muito boa para essa data e é comum aparecerem promoções e facilidades no intuito de chamar atenção e conseguir uma venda. Além disso, após a compra o consumidor ainda pode ter problemas com o seu produto e então é muito importante estar ciente dos seus direitos e sempre ter em mãos o documento fiscal, que comprava a compra.
O comércio pode oferecer desconto para quem for pagar em dinheiro. A diferenciação de preços pelo meio de pagamento era proibida há mais de duas décadas, mas agora situações onde o preço a vista tem acréscimo no pagamento por cartão, por exemplo, são legais e podem ser praticadas.
No pós-compra, o consumidor é protegido pelo Código de Defesa contra defeitos. Tamanho e cor das roupas, por exemplo, não são considerados defeitos e a troca depende da política de cada loja. No defeito o consumidor deve comunicar o comércio formalmente e a partir de então haverá um prazo de 30 dias para solução do mesmo. Se após esse período o defeito não for solucionado o consumidor poderá trocar o produto ou receber o seu investimento de volta.
Entre os dias 8 e 13 de maio está sendo promovido o Mutirão de Renegociação de Dívidas da Semana Nacional de Educação Financeira. Interessados devem acessar o portalwww.consumidor.gov.br, preencher o cadastro e fazer ou pedir uma proposta para quitação das suas pendências.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM