O PROCON está disponibilizando um comparativo de valores das anuidades das escolas privadas de Itajubá para 2016. Esse trabalho foi realizado pela primeira vez em 2014 com grande repercussão e geração de um documento que serviu para embasar a decisão das famílias sobre a escola de seus filhos.
Segundo o Coordenador Geral do PROCON, Dr. Vinícius Marques, neste ano o estudo foi realizado no período do dia 20 de outubro a 27 de novembro, com levantamento do reajuste médio nas 24 instituições particulares que prestam serviços no município, desde o berçário até o pré-vestibular.
As escolas precisam justificar o seu reajuste através de uma planilha estabelecida por decreto federal e que traz o que será agregado naquela instituição para promoção de um aumento no valor da sua anuidade.
Esse levantamento é muito importante para garantia da transparência frente à crise econômica que enfrenta o país e atinge todos os cidadãos. Com a queda da renda e aumento do desemprego a situação se reflete na inadimplência, que dobrou nas escolas e universidades brasileiras. O aumento foi registrado pelo SPC, passando de 8% para 19%, e chegou a 25,9% pelo índice divulgado em outubro pela SERASA.
Por conta dessa situação também houve um aumento da inadimplência das escolas que começaram a atrasar suas obrigações. A divulgação dos valores das anuidades é importante para efeito de escolha do cidadão e no sentido de garantir que ele se programe.
A escola tem o direito de fazer o reajuste uma vez ao ano e o mesmo deve se dar no valor que se paga no ano, sendo este dividido obrigatoriamente em 12 parcelas e podendo a escola adotar também outro critério mais favorável. A pesquisa foi divulgada para a mídia e está disponível nosite da Prefeitura de Itajubá.
Em Itajubá são 4.700 alunos matriculados no ensino privado, do berçário ao pré-vestibular.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM