O PROERD está completando 14 anos de atividades em Itajubá e no próximo mês formará mais 650 crianças. Em Itajubá já são mais de 20 mil alunos que passaram pelo curso que visa a prevenção às drogas e violência e na subárea sob responsabilidade do 56º Batalhão de Polícia Militar (56º BPM) são mais de 55 mil jovens atendidos. O Conexão Itajubá conversou com o coordenador geral do PROERD, Sargento Marcos Pereira, e com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Medicina, Junio Leoni, que se mostram satisfeitos com os resultados obtidos ao longo das 18 edições do programa na cidade.
Em Itajubá ainda não existem estatísticas oficiais para mensuração da eficiência do PROERD na prevenção às drogas, mas resultados similares podem ser vistos em cidade vizinhas e em um levantamento no Brasil demonstra com clareza que o programa é muito eficaz. Em Itajubá o que é feito é a verificação, em cada prisão de menor infrator, de que esse jovem passou ou não pelo PROERD, se ele estava ausente na escola e o motivo. De cada dez jovens apenas um se envolve nesse tipo de ocorrência.
O PROERD pode oferecer à comunidade quatro currículos, o infantil destinado a crianças do 1º ao 4º ano, o currículo do 5º ano, o currículo do 7º ano e o currículo destinado aos pais. Os alunos que passaram pelo curso entre o 1º e 4º ano passam novamente no 5º e depois há uma reciclagem no 7º ano, como se fossem três doses de uma vacina, explica o Sargento Marcos Pereira. São 15 municípios atendidos pelo 56º BPM.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM