O professor Luiz Augusto Horta Nogueira, do Instituto de Recursos Naturais da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), participou da Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências no Rio de Janeiro, que este trouxe o tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. No evento foram realizadas mesas redondas para revisar assuntos relevantes da agenda científica brasileira.
A reunião é o principal acontecimento científico anual da instituição, fundada em 1916 e um dos maiores do país. Conta com a participação dos mais relevantes representantes das ciências matemáticas, físicas, químicas, da terra, biológicas, biomédicas, da saúde, agrárias, da energia e sociais.
Este ano, na mesa redonda sobre energia, coordenada pelo professor Carlos Brito Cruz, diretor científico da FAPESP (Fundação do Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), foram analisados os avanços e as perspectivas do petróleo, do gás natural, das energias solar, eólica e da bioenergia. Este último tema foi desenvolvido pelo professor Horta da Unifei,que abordou as tecnologias energéticas relacionadas à cana- de -açúcar e à madeira ,áreas que o Brasil possui grandes recursos.
Horta foi cientista da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), diretor Técnico da Agência Nacional do Petróleo (ANP), além de ser consultor da ONU em temas energéticos.
As conferências foram apresentadas pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e pelos professores Elfim Zelmanov, medalha Fields Matemática, em 1994, e James Heckmam, prêmio Nobel de Economia de 2000.
Fonte: Unifei