O Conexão Itajubá conversou nesta quarta-feira (15) com Paulo Rodrigo, recém-nomeado coordenador da pré-incubadora da FACESM, e com Ronaldo Abranches, presidente do CEREC e professor na instituição. Os dois falaram sobre o programa de pré-incubação da FACESM e os desafios que cercam os empreendedores neste momento delicado da economia brasileira.
O processo de pré-incubação é diferente do processo de incubação por não exigir que a empresa já exista com um CNPJ para ser colocada no mercado. A pré-incubação acontece um momento antes, quando a pessoa tem a ideia, quer ganhar dinheiro com ela, mas não sabe como tirá-la do papel nem como colocar isso no mercado. Nesse processo o empreendedor fará o estudo do mercado e um modelo de negócio, de maneira que ao final ele tenha base sobre a viabilidade do negócio para então seguir diretamente para o mercado ou para o processo de incubação.
A pré-incubação pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio, grande ou pequeno, e irá ser de grande ajuda na elaboração do modelo de negócio. Com isso o empreendedor irá visualizar de forma clara como o seu negócio irá funcionar, quem é seu público-alvo e que tipo de valor será agregado ao produto ou serviço vendido, qual será o relacionamento que ele terá com o cliente e onde ele irá vender.
Muitos negócios têm dificuldades justamente porque não definiram o seu modelo corretamente. As empresas, principalmente as microempresas, têm um tempo de vida muito curto no Brasil e isso acontece principalmente porque investem seu dinheiro sem um prévio estudo de mercado e acabam tendo prejuízo.
Quem tiver uma boa ideia pode procurar a FACESM e será auxiliado para transformar essa ideia em um bom projeto. O programa está aberto a qualquer tipo de negócio, base tecnológica ou tradicional, e atende tanto pessoas que querem dar vida às suas ideias quanto a empresários que desejem rever o plano de negócios da sua empresa. O pré-requisito para participar do processo de pré-incubação é ter finalizado ou estar cursando o Ensino Médio.
O edital do processo seletivo para o programa pode ser encontrado no sitewww.facesm.br, juntamente com a ficha de inscrição, que deverá ser entregue na instituição ou via e-mail. Contando com uma parceria com o SEBRAE o processo é gratuito e as inscrições se encerram dia 28 de junho.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM