Os alunos do Projeto Dança e Cidadania – Itajubá subirão ao palco pela primeira vez e apresentarão duas coreografias. A estreia está marcada para o dia 10 de setembro, no Teatro Municipal Christiane Riêra. “Esta é uma ocasião muito importante para nós, pois mostraremos à sociedade em geral, os frutos do trabalho intenso que realizamos com estas crianças”, afirma Lúcia Teixeira, coordenadora do projeto.
O Dança e Cidadania é uma iniciativa da ex-bailarina Lucia Teixeira e está sendo desenvolvido há um ano na cidade. Ele atende 50 crianças entre 7 e 12 anos da periferia de Itajubá, levando a eles além de aulas de balé, noções de higiene, alimentação, disciplina, convivência e cidadania. Há muitos anos e com muito sucesso, Lucia também está à frente do mesmo projeto nas cidades de Campinas e Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.
A apresentação do dia 10 contará ainda com a participação dos bailarinos da Companhia de Dança de Campinas e do Projeto Dança e Cidadania- Campinas, ambos coordenados por Lucia. Eles apresentarãoAs Estações, inspirado no poema “As Quatro Estações” de Cora Coralina. Todas as referências deste poema, que fala da Primavera, Verão, Outono e Inverno foram usadas nas coreografias contemporâneas ,com roteiro de Fernando Palma e direção artística de Rubén Terranova
“Desta maneira, mostraremos ao público mineiro que, com muito esforço e dedicação, as crianças deste projeto poderão atingir o nível de excelência dos bailarinos que estão sendo formados por nós há muitos anos em São Paulo”, afirmou Lucia. O elenco deAs Estações é formado por 60 bailarinos.
Raio X do Projeto Dança e Cidadania
Itajubá – 50 bailarinos – ano de fundação 2016
Mogi Guaçu – 100 bailarinos – ano de fundação 2004
Campinas – 200 bailarinos – ano de fundação 1998
Companhia de Dança de Campinas – 25 bailarinos – ano de fundação 2004
Projeto Dança e Cidadania
Atende crianças à partir de 7 anos de idade, alunas de escolas da rede pública e entidades assistenciais. O projeto Dança e Cidadania foi aprovado pelo Ministério da Cultura em 1998, com incentivo da lei Rouanet, que permite à empresa patrocinadora abater 100% do valor doado no Imposto de Renda. Segundo Lucia Teixeira, foi necessário realizar exames de seleção entre as crianças devido à grande procura pelo curso
Companhia de Dança de Campinas
Este projeto tem como objetivo profissionalizar 25 jovens bailarinos da periferia de Campinas. Ele foi criado em 2004 pela bailarina Lucia Teixeira e surgiu para encaminhar jovens bailarinos talentosos oriundos do Projeto Dança e Cidadania e criar uma Companhia de Dança de Campinas. Os alunos têm idade à partir de de 12 anos, e muitos começaram a dançar com a ajuda de Lucia, em projetos sociais pilotos criados pela bailarina. O projeto é patrocinado pelo Grupo Mahle, através de incentivo da Lei Rouanet.