Aproximadamente 100 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e diretores municipais, vereadores, empresários, empreendedores formais e informais, artesãos, convidados e demais interessados participaram do evento de lançamento do projeto “Produção Associada ao Turismo nos Caminhos do Sul de Minas”, realizado na última quinta-feira, 26. Estavam representados os municípios de Conceição das Pedras, Cristina, Delfim Moreira, Itajubá, Marmelópolis, Pedralva, Piranguçu e São José do Alegre.
O Presidente do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas – CTCSM, José Maurício Carneiro da Silva, e a Técnica do Sebrae Microrregião de Itajubá, Elaine de Fátima Rezende, abriram o evento e deram boas-vindas aos presentes. Em seguida, o Gestor do Circuito Turístico, Walter Alvarenga, explanou sobre o projeto e como ele estimulará o desenvolvimento turístico dos municípios interados ao Caminhos do Sul de Minas.
O projeto é pioneiro e o primeiro dessa natureza a ser implantado e desenvolvido no Estado de Minas Gerais. “Este projeto foi criado, desenvolvido e planejado entre Sebrae e Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas e foi oficialmente apresentado às comunidades dos 11 municípios que serão contemplados. Tivemos uma ótima participação das pessoas e estamos a disposição para ouvir sugestões, tendo em vista o crescimento do projeto, que tende a ser referência em Minas e que terá como principal ganho o desenvolvimento regional”, comentou a Técnica do Sebrae Microrregião de Itajubá, Elaine de Fátima Rezende.
A Produção Associada ao Turismo – PAT, segundo definição do Ministério do Turismo, é ‘qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capaz de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores, os saberes e os sabores; é o desenho, o estilismo, a tecnologia, o moderno e o tradicional. “A Produção Associada ao Turismo, neste projeto dos parceiros Circuito Turístico e Sebrae, amplia seu conceito para abarcar todos os aspectos da nossa produção, desde a agropecuária, passando pelo artesanato, pelas indústrias de alta tecnologia e demais produtos típicos dos Caminhos do Sul de Minas, ou seja, tudo aquilo que é atrativo e que se torna um convite de viagem à nossa região”, explicou o Gestor Walter Alvarenga.
Como objetivos, o projeto “Produção Associada ao Turismo nos Caminhos do Sul de Minas” visa: – Fomentar os produtos associados ao turismo com o intuito de agregar valor a oferta turística e possibilitar a ampliação de alternativas de trabalho e renda; – Cooperar para fortalecer e fixar a imagem do Brasil, buscando alcançar o imaginário do viajante (conceito do Ministério do Turismo que também é seguido pelo CTCSM); – Desenvolver o pólo de produção associada ao turismo na região do CTCSM, fortalecendo os negócios para agregar valor à atividade turística regional sustentável. Deverá ser executado no período de 2011-2013.
Para o empreendedor Paulo Sergio Santi, morador de Marmelópolis, o evento foi enriquecedor: “Acho ótima a iniciativa dos parceiros em lançar o projeto. Destaco o grau de profissionalismo organizacional do Circuito Turístico e a idéia associativa, fortalecendo pessoas que têm um mesmo objetivo e ideal para todos trabalharem em busca desses objetivos de forma cooperativa e organizada, o que considero fundamental”.
A artesã Eliane Marques, criadora do núcleo de bordadeiras do município de Pedralva e que pretende formar uma associação com vários segmentos do artesanato na cidade, considerou a iniciativa do Sebrae e CTCSM: “Excelente! Já deveria ter começado a mais tempo, mas, como dizem, nada acontece fora da hora. Estamos todos animados em começar a fazer o diferencial nesta nova proposta do turismo sustentável. Gostei bastante”.
Para o Secretário de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Cristina, Marcelo Pereira Azevedo, o projeto reafirma o linha de trabalho de integração dos municípios do CTCSM e fortalece os setores produtivos. “O projeto fortalecerá o desenvolvimento de uma política de turismo regional, reunindo todas as características dos municípios. Tem tudo para ser um sucesso e acredito que os municípios e comunidades têm interesse em levar o projeto adiante, cumprindo metas e ações previstas. Acho muito interessante o fato das ações do PAT estarem voltadas para criar condições da iniciativa privada, organizações públicas e entidades viabilizarem seus projetos com a realização do curso de elaboração de projetos que acontecerá em breve”.
As ações do projeto – Ano 2011 foram apresentadas no evento de lançamento e terão início no mês de junho com a realização da ‘Oficina da Lei Geral e do Empreendedor Individual’. Posteriormente, acontecerá o curso ‘Elaboração de Projetos e Captação de Recursos’. As ações contarão com o compromisso e participação de pessoas das comunidades e poder público dos municípios do Caminhos do Sul de Minas.
O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, na pessoa de seu Presidente, Zeca Maurício, avaliou positivamente o evento: “Tivemos excelente participação, com comitivas dos municípios associados, mostrando o interesse da comunidade em geral pelo projeto e pelo desenvolvimento da produção associada ao turismo enquanto indutora do fluxo turístico na nossa região. Com este projeto queremos garantir qualidade, promoção e comercialização dos produtos e serviços que oferecemos no Sul de Minas, consolidando-os como atrativos e motivos de permanência do turista em nossos municípios”.
Uma palestra motivacional foi apresentada pelo Consultor do Sebrae, Cristiano Lopes, com a mensagem de que o turismo precisa ser compreendido e estudado para ser aprimorado cotidianamente, sendo necessário acreditar e ter paixão pela atividade. Ao final foi servido um coquetel aos participantes.
Fonte: Objetiva Comunicação Estratégica