A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), através de seu Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica Distribuída (NEST), do Instituto de Engenharia Mecânica, e a Escola de Engenharia da Universidade de Durham, no Reino Unido, estão trabalhando há quase dois anos no desenvolvimento do projeto “Unidades avançadas gaseificador/ motor de combustão interna para a geração de calor e potência”. O projeto conta com financiamento da Royal Society e da Academia de Ciências do Reino Unido
Nos meses de março e abril desse ano, o professor da Universidade de Durham, Khamid Makhamov, realizou uma viagem de trabalho à UNIFEI, onde atuou nos ajustes do modelo integrado da operação do gaseificador de biomassa com o motor de combustão interna e na sua validação com resultados de testes experimentais. Os resultados obtidos servirão de base para a elaboração do relatório final do projeto e de três publicações para revistas internacionais. A visita técnica do professor Electo Silva Lora à Universidade de Durham em agosto próximo será dedicada a elaboração dos documentos conclusivos do projeto. Posteriormente, em comum acordo das partes, será solicitado apoio da Royal Society para a continuação das atividades conjuntas.
O professor Makhamov durante sua permanência na UNIFEI trabalhou em conjunto com o aluno de mestrado em Engenharia Mecânica, Felipe Centeno, e intercambiou opiniões com os pesquisadores que trabalham no desenvolvimento do Motor Stirling “Amazon”, professor Vladimir Melian Cobas e o doutorando Juan Ricardo Vidal. Também colaborou nas pesquisas experimentais que formam parte desse projeto o pesquisador visitante René Lesme Jaén, da Universidade Oriente, de Cuba, durante seis meses que passou nas instalações do NEST, em 2009.
Pesquisadores do NEST em sessão de trabalho com o professor Khamid Makhamov, da Universidade de Durham, Reino Unido. De esquerda a direita, Felipe Centeno, aluno de mestrado do IEM, e os doutores Rubenildo Vieira Andrade, Electo Silva Lora e Khamid Makhamov.
Fonte: Unifei