Em seus nove meses de existência, o Centro de Educação (Ceduc) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) desenvolveu uma série de atividades. Dentre os projetos em execução, um deles, de caráter mais informal, se propõe a trazer um pouco de arte e cultura para o campus de Itajubá: o “Entrenós”.
Sob a organização da professora Márcia de Souza Luz Freitas, o projeto consiste no planejamento e na realização de “uma tertúlia bimestral para poetizar, cantar e se encantar”, ou seja, um encontro de amigos reunidos em prol de um mesmo objetivo. Com sua realização, pretende-se instituir no Ceduc um lugar para a linguagem da sensibilidade, educando para o olhar e para a escuta.
A professora Márcia disse que cada evento, aberto aos públicos interno e externo, busca trazer poetas e músicos da região. “Há um cuidado com o cenário, de modo que as pessoas se sintam à vontade para ler e recitar poemas, cantar e tocar canções, de preferência de autoria própria”, explicou a organizadora.
O primeiro “Entrenós enfatizou a literatura de cordel pela presença do poeta e professor Paulo Roxo Barja, de São José dos Campos – SP. Foram ainda convidados a expor sua obra os poetas Guilherme Aniceto, de Itajubá; José Regi, de Maria da Fé, e o músico Pedro Paulo, também de Itajubá.
Já, na segunda edição da tertúlia com o tema “Para as interrogações, reticências”, o Ceduc recebeu como convidados especiais o poeta Gildes Bezerra, a poetisa Cecília Fonseca e o músico Júlio Gabriel, todos itajubenses.
Em ambos os encontros, a organizadora, que, para além do exercício da docência, é poetisa e cronista, também mostrou um pouco de sua obra. O público presente não deixou de se manifestar e vários participantes declamaram e cantaram composições próprias ou de artistas renomados.
Segundo a professora Márcia, “a experiência revelou um público ávido por arte e reforçou a visão de que a Unifei deve contribuir de modo mais incisivo para o desenvolvimento cultural da região que, verdade seja dita, se confirma como um grande celeiro artístico”.
Fonte: UNIFEI