O aumento do número de pessoas em situação de rua no município de Itajubá tem sido motivo de grande preocupação para os munícipes e também para o Poder Público. Pensando no desconforto da situação para toda a sociedade, a cidade recebe agora o projeto Rua de Moradores que já está em sua primeira etapa de ações.
O projeto Rua de Moradores é uma proposta para reduzir o número de pessoas em situação de rua no município e oferecer mais segurança nas ruas para todos. Idealizado pelo Secretário Municipal de Defesa Social, Sargento Marcos Pereira, o projeto será executado em três etapas.
O primeiro momento, em execução agora, consiste na abordagem das pessoas em situação de rua para saber suas necessidades e oferecer ajuda. Para estas ações o projeto conta com o apoio das secretarias municipais de desenvolvimento social e de saúde, com equipes do CRAS, CREAS e CAPS.
Com previsão para início no mês de abril deste ano, a segunda etapa do projeto consiste em ampliar as ações através de parcerias com órgãos e entidades do município para promover o Dia da Solidariedade. Uma ação coletiva que irá reunir a sociedade itajubense para que todos, dentro de suas capacidades e limitações, possam oferecer ajuda àqueles que vivem nas ruas, seja por opção ou, por falta dela.
Após todas as ofertas de acolhimento, a terceira etapa consiste em uma abordagem mais repreensiva pois, infelizmente, alguns moradores de rua tem comportamentos inadequados que acabam por constranger e até mesmo agredir outras pessoas.
O projeto está em sua primeira etapa e aqueles que desejam contribuir de alguma maneira com as ações podem entrar em contato com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Defesa Social e de Saúde.
Fonte: Conexão Itajubá / Rádio Panorama FM