O projeto Smart Campus, desenvolvido no Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, tem por objetivo transformar toda instituição em um laboratório vivo, conectando todo o ambiente e desenvolvendo projetos na área de internet das coisas. Com o projeto os alunos poderão, por exemplo, chegar no campus e conferir onde há vagas no estacionamento através de um aplicativo no seu celular e ter a iluminação necessária sendo fornecida a medida que mudam de ambiente.
Segundo o especialista e professor Rinaldo Duarte o projeto é parte do conceito de smart cities e pode ainda ser estendido para toda uma cidade, tornando-a igualmente conectada. Nessa evolução o campus do INATEL é o primeiro passo e será transformado em um ecossistema de fornecedores e tecnologias para smart cities, onde será possível implantar, testar e operacionalizar diferentes tecnologias e soluções, garantir sua interoperabilidade e aferir os resultados esperados.
Tomando o exemplo de uma cidade, a iluminação seria inteligente e automaticamente irá direcionar a luz para onde de fato há necessidade e poderia, inclusive, auxiliar nas observações do céu noturno, diminuindo a luz que é direcionada para o céu sem necessidade. Outra possibilidade é a casa inteligente, que já está sendo preparada no INATEL para mostrar todas as facilidades de automação permitidas.
A expectativa é de que ainda este ano alguns ambientes no campus do INATEL já estejam conectados e quando os aplicativos estejam funcionais a ideia é prover isso para as cidades utilizarem. Mais informações e detalhes sobre os projetos da INATEL através do sitewww.inatel.brou no próprio instituto. Telefone de contato (35) 3471 9200.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM