Nas salas de aulas, com certeza, muitas tristezas ocultas se posicionam e muitas delas, nunca serão detectadas, infelizmente.
A tristeza dói o físico e invade a nossa mais íntima emoção e vamos nos definhando, calando, anulando e até nos medicando, muitas vezes sem o controle médico.
Pois bem, e nas salas de aulas, quando nos passa desapercebido, que atrás daquele olhar baixo, sem vida, sem brilho; esconde uma tristeza imensa, daquelas que o coração parece até não bater. Que nossa respiração não oxigena o nosso cérebro como deveria, que a palidez é estampada de maneira clara e que só não percebe, quem não quer ver… É A “TAL” DA TRISTEZA.
Aí então, entra o português, a matemática, a geografia e outra matérias e não pedem permissão à tristeza já instalada, para fazerem parte daqueles momentos.
Um aluno triste, a sala de aula, sem dúvida é o lugar onde não desejaria freqüentar, passar por momentos de atenção dirigida, fixações abstratas e compreensões pré estabelecidas, só deixarão esses alunos em maior tédio e razão para não desejarem estar dentro de uma sala de aula.
Eles são rotulados pelos colegas ,como tímidos e por vários adjetivos de acordo com as suas culturas regionais… (Bullying) e quase sempre preferem os apelidos, do que se defenderem, pois para eles o pior não são esses rótulos, o pior é a tristeza que os dominam.
“TRISTEZA” pelo dicionário: consternação,melancolia, pena,, desgosto e pesar.
Como podemos ver, a sala de aula realmente não é um lugar desejado por aluno que estão em estado de tristezas em seus corações.
Motivos para a tristeza dominar pessoas tão pequenas e indefesas e mal sabem se defender: saudades, perdas de entes queridos,desavenças familiares, separações de pais, alcoolismo na família,alimentação inadequada, falta de estrutura financeira e emocional,pena de si mesmo,deficiências para o aprendizado, déficit de atenção,problemas de saúde não detectados, falta de amor…
É com certeza um mundo a parte e algo deve ser feito ou observado.
O que fazer e como fazer?
Em primeiro lugar, ser detectado pelo professor. Isto é fundamental.
Quando deve ser detectado?
O quanto antes possível.
Como?
Com os olhos de ÁGUIA DO PROFESSOR.
O que fazer o professor?Usar “todo” o seu conhecimento e sabedoria, para conseguir destruir a tristeza do aluno.
Ela conseguirá?
Sem dúvida alguma, mas será uma jornada de conhecimentos, saberes, desejos, perseverança e de muito amor.
Os colegas devem ajudar?
Sim, será fundamental.
Como deve ser feito esse trabalho?
Simples, o professor dever aumentar os seus conhecimentos sobre a tristeza e começar usar estratégicas em salas de aula, como palestrinhas sobre o assunto, dinâmicas elaboradas e conhecer os desejos dos alunos e assim descobrir os desejos* do* em foco. Trabalhar com dinâmicas específicas,como, se ela conseguir descobrir que o seu tristonho, adora futebol… organizar um projeto com os alunos da sala e do próprio colégio, para a formação de times e jogos na escola. Pedir ajuda aos alunos que gostam de futebol e com isso… atingirá o alvo na certa, será o pingo do i e só a criatividade e o desejo deste professor dependerá que a alegria invada em total carga o objetivo maior, o aluno triste.
É claro que a cada dia, algum aluno entre em sala de aula, triste por um motivo, até isso o professor deve estar atento e detectar. Deve estar sempre atento para que esta tristeza não aumente e invada a alma.
A tristeza é silenciosa, mas não é oculta ela é perceptiva,mas só pessoas especiais, a veem.
Os alunos de uma sala de aula, percebem rapidamente, quando o professor está triste e é interessante, eles imediatamente reagem com atitudes de respeito e de admiração.
É difícil estar triste e estar dentro de uma sala de aula, sem dúvida é muito difícil. A aula tem que ser dada, a atenção tem que estar sempre em alerta,o conhecimento tem que ser ministrado com eficiência e paciência,o domínio tem que estar em ativa e mais… alegria de estar ali em seu posto de ensinador, deve dominar e contagiar… COMO?
COMO? Pela magia de ser professor, pelo contágio dos alunos, pelo amor a profissão e pela convicção de sua competência.
ALEGRIA… DICIONÁRIO – * andamento animado, prazer moral, festa.
Saber transformar tristezas em alegrias sem dúvida, missão de deuses na terra, missão de seres especiais, que transformam o trabalho… em edificações, em realizações, em transformações , em sonhos realizados.
Seja um transformador, seja um sonhador, seja um professor.
QUE TUDO NA SUA VIDA SEJA ALEGRIA. QUE EM 2012, SONHOS SEJAM REALIZADOS. QUE AS TRISTEZAS DO MUNDO,SEJAM TRANSFORMADAS EM ETERNAS ALEGRIAS.
BOAS FESTAS!!!!!!!!!!
QUE 2012 SEJA DE MUITA ALEGRIA.