Até as 18h de ontem (6), 3.936.110 estudantes se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. O prazo terminará às 23h59 de sexta-feira (10) e o processo deve ser feito exclusivamente pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de outubro. Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.
Alunos que cursam o 3° ano em escola pública são isentos da taxa de inscrição, no valor de R$ 35,00. Até o momento, segundo o Inep, 1,2 milhão de inscrições estão pendentes porque os candidatos ainda não pagaram a taxa. O prazo termina no dia 13 de junho, e o pagamento deve ser feito em agências do Banco do Brasil.
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. O exame também certifica a conclusão do ensino médio para o caso daqueles que não concluíram a etapa na idade certa. Esses participantes fazem a prova e, alcançando uma nota mínima estabelecida, poderão obter o diploma de ensino médio.
Edição: Nádia Franco
Fonte: Agência Brasil