Na minha casa moram eu, meus quatro irmãos, meus pais e o cachorro chamado Buddy. Vivemos em um bairro afastado do centro, bem afastado! E um belo dia, o pessoal da AIESEC me perguntou se eu poderia hospedar uma estrangeira. Naquele momento, parei para pensar o quanto eu morava longe e isso atrapalharia um estrangeiro de se locomover na cidade. E também lembrei que a casa era um pouco pequena para sete pessoas, imagina para oito! Mas, a proposta era muito interessante. Na minha familia, não havia uma pessoa que já tivesse viajado para o exterior. Essa menina precisava vir para Itajubá para dar continuidade a um trabalho maravilhoso na ONG AMAAI com os menores aprendizes. Ela ficaria por dois meses.
A partir destas reflexões, foi aumentando dentro de mim aquela vontade de contribuir, de aprender mais e de saber que meus irmãos, primos e amigos também iriam compartilhar dessa experiência incrível. Então, eu utilizei todos estes argumentos para convencer meus pais de que valeria a pena hospedar uma jovem estrangeira. E convenci! Podemos dizer hoje que foi uma das melhores experiências de nossas vidas. Foi uma quebra de paradigmas e um aprendizado enorme em relação ao respeito da cultura alheia. É uma oportunidade imperdível e única. Porque, não é em qualquer cidade que se encontra uma maneira de conhecer novas culturas sem sair de casa. Você acaba conhecendo muito mais pessoas de vários países e não só aquele que está hospedado em seu lar, graças a AIESEC.
Na minha casa já tivemos a presença de jovens da Colombia, Peru, Grecia, Italia, Bélgica, Turquia e Argentina em jantares de família. Hoje posso dizer que minha família cresceu e ampliou sua visão de mundo.
Pensamos grande! E depois destes aprendizados, estamos prontos para ajudar mais a AIESEC e seus jovens a cumprirem o objetivo de mudar o mundo. É o que eles fazem quando prestam serviço voluntário em Escolas e Ongs da cidade. Através de pequenas ações, estão causando um impacto positivo na vida das crianças, adolescentes e jovens de uma comunidade.
Inscreva-se para hospedar um intercambista da AIESEC no site:www.aiesec.unifei.edu.br/globalhouse
No próximo artigo teremos vários pequenos depoimentos de outras famílias que hospedaram intercambistas este ano.