Caros amigos, hoje venho falar um pouco sobre queijos aqui. Na realidade, sou mais um apreciador dos diversos sabores de queijo do que um grande conhecedor de sua história, portanto vou recorrer a todos os recursos que tiver para levar a vocês um pouco da história de um dos queijos mais saborosos que conheço: o Queijo Roquefort.
Em primeiro lugar, devo fazer justiça às origens deste queijo, pois ele é freqüentemente confundido com o queijo Gorgonzola pelo seu aspecto semelhante, mas com ele não tem relação alguma. O queijo Gorgonzola é originário da Itália, e apresenta manchas e linhas esverdeadas. É feito de leite de vaca, e apresenta um aspecto de firme a levemente cremoso, “quebra-se” facilmente e é bastante salgado. O Roquefort, por sua vez, vem do sul da França, já mostrando que não tem a mesma origem. Feito de leite de ovelha, tem sabor e cheiro bastante fortes e característicos, definidos pelo ácido butírico presente devido à forma que ele é produzido. Ele é mais branco que o Gorgonzola, menos salgado, é úmido e bastante quebradiço, com manchas e linhas azuladas. Como última característica, o Roquefort não apresenta casca, sendo inteiramente comestível.
Acho que não temos mais como confundir os dois queijos, e apesar das diferenças, os dois queijos são extremamente saborosos. O Roquefort, porém, é um queijo de sabor muito mais apurado. Os produtores afirmam que o sabor característico deste queijo vem da maturação do mesmo dentro de cavernas na região de Roquefort, na França.
Este queijo pode ser consumido com um bom vinho (falaremos sobre vinhos em futuras matérias) junto de outros queijos nobres. Mas hoje vamos fazer uma receita de Fitet Mignon ao Molho de Roquefort. Já adianto que aqueles que quiserem fazer com Gorgonzola vão obter bons resultados também, uma vez que nem sempre encontramos Roquefort com facilidade.
Você vai precisar de:
– 5 bifes de Filet Mignon cortados grossos (como para churrasco)
– 150g de Queijo Roquefort
– 1 caixa de Creme de Leite
– Meio copo de Leite Integral
– Cebola
– Alho
– Noz-Moscada em pó
– Azeite
– Sal
Os bifes devem sem temperados com pouco sal, devido ao sabor forte do queijo. Você pode fritá-los ou preferencialmente grelhá-los, numa grelha que pode utilizar gás, carvão ou eletricidade. Dê preferência às grelhas elétricas, que grelham simultaneamente os dois lados do bife.
Acenda o forno de casa no mínimo, pré-aqueça-o por 10 minutos enquanto grelha todos os bifes. Reserve-os em uma bandeja dentro do forno assim que prontos, e desligue o mesmo. Isto os manterá quente enquanto você faz o molho.
Coloque o azeite na panela, com meia cebola pequena, picada bem pequeno (lembre-se que quanto menor a cebola, mais sabor ela libera). Refogue até ficar transparente,e adicione um dente de alho, igualmente pequeno. Quando o alho ficar branco, antes de dourar, adicione o leite integral e baixe o fogo ao mínimo. Deixe levantar fervura, e quando baixar, coloque uma ponta de colher de noz-moscada.
Pique o queijo Roquefort, e junte à panela. Atenção agora, pois deixar o molho diretamente no fogo agora vai estragá-lo. Pacientemente desfaça o queijo com a panela suspensa do fogo, mas ainda em contato com ele. Isto pode demorar uns 7 a 10 minutos, com o mínimo de fogo possível. Após uniformizar o molho, coloque um pouco da caixinha de creme de leite para suavizar o sabor. Dê preferência à caixinha de creme de leite, pois ela vem sem soro.
Sirva os pratos com Arroz Branco de sua preferência (Tipo 1 ou Parbolizado). Coloque o Filet no prato, e uma concha de molho sobre ele. Leve à mesa com um vinho tinto, e bom apetite!
Até a próxima matéria!