Aconteceu recentemente uma queimada no Bairro Santa Antonio, em Itajubá. Ainda não se sabe a causa, mas provavelmente, conta o Tenente Eduardo Simões, comandante do Corpo de Bombeiros, foi incêndio criminoso. O local de difícil acesso e com torres de energia próximas, deu bastante trabalho para o Corpo de Bombeiros.
O disque denúncia do Corpo de Bombeiros é o unificado e sigiloso 181 que recebe denúncias as mais variáveis. Com relação aos bombeiros, as denúncias mais comuns dizem respeito a irregularidades em estabelecimentos comerciais. Para situações mais rápidas, como casos em que se vê uma pessoa colocando fogo em beira de estrada ou no mato, os bombeiros podem ser acionados pelo 193 ou 190 para incêndios criminosos.
As queimadas feitas em terrenos tem que ser autorizadas, do contrário são criminosas. Na zona urbana são sempre criminosas. Nessa época de seca, o Corpo de Bombeiros recomenda não jogar tocos de cigarro nas beiras de estrada, nem jogar lixo. Na área urbana, preciso realizar a limpeza com capina dos terrenos, além de tomar cuidados com fogueiras e não soltar balões.
Para queimadas controladas é preciso autorização do IEF (Instituto Estadual de Florestas). No documento ele terá todas as informações pertinentes.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM