É consenso entre a maioria das pessoas que o animal mais bonito do mundo é o cavalo. Todo mundo gostaria de ter um cavalo, principalmente crianças. Mais quando comprar um cavalo, qual seria o melhor, qual raça é a mais indicada? Existem cavalos de todo o tipo, cor, tamanho, raça e na hora de comprar sempre fica aquela duvida.
O mercado de cavalos no Brasil é muito movimentado, existem mais de 10 raças que são criadas para as mais variadas funções que vão desde uma cavalgada até a prática de esportes de alto nível. Os preços variam muito, por isso as associações de criadores promovem exposições, torneios e publicidade voltada para o público consumidor. Porem comprar cavalo é relativamente fácil, o problema é como manter o bicho, treina-lo, equipa-lo e viajar com ele em cavalgadas ou para participar de provas pelo país a fora. De certa forma, mesmo com um custo não muito baixo dá para manter um cavalo , mesmo para aqueles que não possuem um sítio ou fazenda pois existe em quase toda cidade do país um local onde se hospedam cavalos e nestes locais sempre há pessoas especializadas em cuidar e treinar cavalos por profissão. A oferta de equipamento é farta e para todos os gostos assim como: medicamentos , alimentação e material de ferrageamento. Enfim, existe uma grande indústria voltada para o cavalo que emprega milhares de pessoas e movimenta milhões de dólares.
Por outro lado o mercado de cavalos esconde muitas armadilhas, principalmente para os leigos que empolgados vão comprando o primeiro que aparece porque gostou da cor ou da aparência. Há muitos casos de pessoas que desavisados compram uma belo cavalo mais na hora de monta-lo passam por problemas e ficam traumatizados, se frustram e nunca mais vão querer saber de qualquer coisa relacionada aos eqüinos. Sempre que for comprar um cavalo consulte pessoas especializadas que vão ajudar a escolher o tipo certo para as suas pretensões, pesquise preços, reserve com antecedência um bom local para hospeda-lo que ofereça condições para conserva-lo saudável e feliz e principalmente planeje os custos para que no futuro não haja surpresas . Escolha um exemplar que tenha boa liquidez no mercado para que não seja difícil revende-lo rapidamente sem arcar com algum prejuízo. Procure conhecer sobre sua natureza, seus costumes, como se relacionar com ele, como alimenta-lo e por fim como montar e treina-lo sem que isto venha trazer algum tipo de trauma e arrependimentos.
O cavalo e um ser que agrega as pessoas, reforça os vínculos familiares e de amizade, é uma ligação direta com a natureza. Portanto e muito prazeroso ter um cavalo e o custo beneficio compensa. Não tenha dúvida, seguindo o caminho certo você pode ter um bom cavalo que só venha lhe trazer alegria.