As notícias desta semana trazem motivos de alerta para a inflação, em especial para a classe média.
Nos últimos dias notamos dois movimentos importantes que podem afetar os preços de produtos importantes no consumo das famílias brasileiras. Destaque para todos produtos importados ou exportáveis e com adicional atenção para produtos de importação direta com valores inferiores a 50 dólares.
O primeiro componente inflacionário é a alta expressiva de 6,5% do Dólar nos últimos 30 dias ou de 13,4% se considerarmos o valor da moeda no início de 2024. Com esta desvalorização do Real frente a principal moeda de troca no comércio exterior temos uma pressão sobre o preço dos produtos importados e também sobre os produtos que podem ser comercializados internacionalmente, muito embora de produção doméstica.
Neste caso destacam-se produtos agrícolas, os combustíveis, as carnes, e produtos industrializados em geral. Todos tendem a ficar mais caros. Para compreender como a alta do dólar influencia o preço inclusive dos produtos domésticos convidamos o leitor a rever nosso texto de inflação das commodities publicado em 11/09/2020 no link https://conexaoitajuba.com.br/inflacao-das-commodities/ .
Adiciona-se ao fato da desvalorização do Real duas políticas de regulamentação das importações diretas implementadas desde o início do atual governo. Em uma primeira etapa o governo implementou um programa chamado remessa conforme que em parceria com os grandes varejistas online que permitem a compra direta de mercadorias do exterior passou a cobrar o ICMS de 17%, com acréscimo de aproximadamente 20% no valor dos produtos de até 50 dólares e com adicional de taxa de importação de 60% nos produtos com valor que supere os 50 dólares. Totalizando para os produtos mais caros um acréscimo de valor que pode chegar a cerca de 90%.
Com isto o que se espera para os próximos dias caso o dólar continue neste alto patamar é uma elevação não desprezível dos preços de itens importantes no consumo das famílias de classe média.
Um abraço e até o próximo programa!
Autores: Prof. Dr. André Luiz Medeiros e Prof. Dr. Moisés Diniz Vassallo