O Tenente Coronel Marcelo Bortoloti, sub comandante do 4º BECmb, explica como funciona o período de permanência do indivíduo no Batalhão.
A primeira fase de permanência do recruta no quartel é chamada de período básico, ou seja, o recruta recebe, por uma semana, as instruções básicas das atividades militares participando do acampamento na Fazenda da Onça (Delfim Moreira).
Terminado esse período, o jovem passa da situação de recruta para a de soldado.
A segunda fase é a de qualificação. Algumas habilidades são selecionadas de acordo com o perfil do soldado e ele especializa-se nos diversos setores da atividade militar. Esse período dura em torno de três a quatro meses.
Na terceira fase, o adestramento, o soldado complementa sua formação, preparando-se para voltar ao mercado de trabalho qualificado, tanto no aspecto profissional quanto civil.
Para continuar na carreira militar, o soldado, através do engajamento, deve destacar-se e atender aos requisitos da carreira.
Neste sábado foi o encerramento da 1ª fase. Os recrutas receberam suas boinas na presença de seus familiares, autoridades civis e militares.
O Conexão Itajubá e o Canal 20 registraram o evento.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM