Quem tem o sonho de montar o próprio negócio esbarra muitas vezes na dúvida: existe demanda no mercado para o meu produto ou serviço? Para ajudar a responder a esta e outras questões e ainda promover um link entre as empresas e fornecedores locais, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio disponibiliza no site da Prefeitura, www.itajuba.mg.gov.br, o Cadastro de Clientes e Fornecedores. Trata-se de uma importante ferramenta que tem o objetivo de fortalecer a rede produtiva da cidade, ampliar a capacidade de produção e transformar uma demanda em oportunidade aos novos empreendedores, focando o desenvolvimento sustentável.
O cadastro foi desenvolvido pela secretaria em parceria com a Incit (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá) e é preenchido no site pela empresa. Por meio dele, são coletadas informações como setor de atuação, quais os produtos ou serviços produzidos ou ofertados, valores gastos com fornecedores situados fora de Itajubá, pontos fortes e fracos na hora de selecioná-los, entre outros. Uma das intenções com a criação do cadastro é apontar para o empresariado local que Itajubá possui fornecedores de produtos e serviços que atualmente são comprados em outras localidades, e criar oportunidades de negócios.
O questionário ainda indica qual o perfil profissional procurado pelo mercado e assim ele pode ajudar, por exemplo, a direcionar a formação de mão de obra especializada para atender determinada demanda. O cadastro está disponível no site www.itajuba.mg.gov.br, em fase de coleta de dados. Para mais informações ligue: (35) 3692.1765 e 3692.1764.
Fonte: Secom-Itajubá