A rede Hemominas, que recebe coletas de sangue, faz transfusões e a manutenção de hemocomponentes, em Minas Gerais, está sofrendo com o baixo estoque de bolsas. Os principais motivos para a queda nas doações foram a epidemia de febre amarela e a época de inverno, que traz doenças como a gripe, segundo o diretor técnico do hemocentro de Belo Horizonte, Fernando Dasques.
A baixa quantidade de bolsas de sangue pode prejudicar pessoas como a dona de casa Gilmara Ramos, 34 anos, moradora do município de Luz, que tem anemia falciforme e já recebeu inúmeras transfusões. A última foi há 12 anos, mas por causa de sua condição, ela pode precisar de uma nova transfusão a qualquer momento. A doença impede que Gilmara trabalhe ou realize atividades pesadas.
Para doar sangue é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de idade, entre 16 e 18 anos, é necessária autorização dos pais ou responsáveis. O Estado de Minas Gerais possui, além do Hemocentro de Belo Horizonte, outras 21 unidades de coleta de sangue onde é possível a pessoa fazer a doação. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acessesaude.gov.br/doesangue.
Fonte: ARB