Redes sociais são redes ou comunidades onde as pessoas interagem entre si, compartilhando informação e fazendo amigos virtuais. Exemplos de redes sociais bastante utilizadas são o Facebook e Twitter, explica a Gerente de Projetos da B2ML Sistemas, Mira Ventura.
Mira ministrou recentemente o curso de Redes Sociais pela Câmara da Mulher Empreendedora, onde mostrou aos empresários como colocar a sua marca on-line de maneira correta.
Com as redes sociais as pessoas compartilham coisas de seu interesse e mesmo o que estão fazendo naquele exato momento, então a pergunta que fica é: “Como usar isso bem?”. Mira Ventura explica que é preciso usar o bom senso, uma vez que não apenas seus amigos, mas os amigos dos seus amigos vão ver aquele conteúdo. É preciso cuidado com o que se coloca na rede.
Muitas vezes as pessoas não têm noção da dimensão que tem uma rede. A dica é não postar aquilo que você não gostaria de ler, não se deve compartilhar tudo o que pensa. Outro problema é a questão da interpretação. Não existe o “tom de voz” na rede, não há garantias de que a pessoa vai entender o que está escrito da maneira como você deseja que seja.
A propagação na rede é infinita e o chamado “efeito viral” nem sempre é positivo. Pode um comentário infeliz tomar proporções gigantescas e prejudicar uma pessoa, como o caso da jornalista que comparou as médicas cubanas às domésticas e que agora responde processo. Mesmo que você delete aquele conteúdo da sua rede, ele já pode ter sido propagado pela rede de outros e aí, parar essa propagação é praticamente impossível.
Outra preocupação importante nas redes sociais é com a segurança pessoal e daí os mecanismos para restringir quem visualiza as postagens. Muitas foram as vezes que a Polícia chamou a atenção da comunidade para postagens que indicam onde o endereço da pessoa e então quando ela está fora de casa, por exemplo.
Profissionalmente também rege o bom senso. Se você está postando em nome da sua empresa é preciso ter a consciência de que tudo que está indo para a rede será associado à imagem da empresa. É preciso lembrar que a rede existe para interação, então as pessoas vão comentar e muitas vezes negativamente. Nessas horas é preciso saber responder bem aos comentários, ou o nome da empresa será manchado.
Utilizar as redes sociais é uma ótima maneira de divulgar a sua empresa, caso o perfil da sua empresa não de adapte às redes como Facebook, alguma outra vai atender a necessidade, como o LinkedIn, que é uma rede voltada aos profissionais das diversas áreas. A rede social permite inclusive fazer um estudo de mercado e o custo é muito baixo.
Outro uso das redes sociais, feito pelas empresas, é na hora da contratação. As empresas olham o perfil do candidato antes de contratá-lo. Para mais informações ou para contratar a Mira Ventura para assessoria em redes sociais o contato é feito pelofacebookou pelo e-mail[email protected]
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM