Em outubro deste ano o Brasil irá eleger novos representantes e para que este processo democrático tenha a participação de toda a população é necessário estar em dia com o Cartório Eleitoral. O prazo limite para esta regularização no país é até o dia 09 de maio.
Alex Toledo, chefe do Cartório Eleitoral de Itajubá, esclarece que o cadastro de novos eleitores já pode ser realizado no município e, para facilitar aos moradores, o Cartório Eleitoral de Itajubá irá realizar plantões de atendimento durante o último final de semana de abril e o primeiro final de semana de maio.
Uma das novidades para este ano, conquistada com muita luta no país, é o cadastro do Nome Social para travestis e transexuais. O prazo para esta alteração no documento é também o dia 09 de maio e não é necessária uma ação judicial para o procedimento. As pessoas que se identificam com nome e gênero diferentes dos registros civis podem comparecer ao cartório e registrar uma declaração simples de identificação.
Sobre o cadastro biométrico Alex destaca que ele ainda não será obrigatório para as próximas eleições, porém aqueles que já o realizaram poderão utilizar este sistema para as eleições de outubro. Este cadastro será encerrado no mês de maio e abre novamente em novembro deste ano. O prazo nacional para a regularização é até 2020.
*No Brasil o voto é obrigatório para cidadãos acima de 18 anos, porém a partir dos 16 anos de idade você já pode se cadastrar e exercer sua função de cidadão.
Fonte: Conexão Itajubá / Rádio Panorama FM