A Secretaria Municipal de Saúde iniciou no último mês de julho a distribuição de remédios da Farmácia Básica em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF) do município. Apenas os medicamentos excepcionais e psicotrópicos continuam a ser fornecidos exclusivamente na Policlínica do Mercado Municipal. Medicamentos do Programa Hiperdia (diabetes e hipertensão) continuam a ser distribuídos em todos os postos, como de costume.
Medicações que sofreram atraso na entrega começaram a chegar a partir da última semana. Já estão sendo distribuídos remédios como o Diamicron, destinado ao tratamento do diabetes; Sustrate, usado por pessoas hipertensas com distúrbios coronarianos; e Omeprazol, para o combate de problemas estomacais.
A Secretaria de Estado de Saúde deverá enviar, até o fim de 2008 e início de 2009, outros R$ 400 mil em medicações. Atualmente, o município está recebendo um valor aproximado de R$ 200 mil em remédios.
Medicações como a Amoxicilina, antibiótico para o tratamento de infecções; Losartan, para hipertensos; Celestamine, para alergias respiratórias; e o expectorante Ambroxol; já foram adquiridos, mas dependem da entrega dos Correios, portanto, sem data prevista.
Fonte: SECOM