Organizar os gastos, manter as contas em dia e realizar os planos financeiros do futuro é um desafio que não está limitado as grandes empresas e corporações. Realizar uma viagem em família no final do ano, reformar a casa, trocar aparelhos eletrônicos dentre outros anseios exige também noções básicas de economia para saber qual a melhor forma de investir o seu dinheiro.
Com a crise econômica que vive o país, os brasileiros então se perguntam “como manter as contas em dia e ainda guardar dinheiro?”.
Especialista em economia, o professor André Medeiros afirma que “o planejamento é prioritário. A reserva pode ser feita com pouco dinheiro ou com muito dinheiro, mas ela deve ser feita”.
Segundo pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 65% dos brasileiros não possuem reserva contra imprevistos. A porcentagem significa que mais de 6 em cada 10 brasileiros não possuem qualquer reserva financeira.
O economista e também professor Moisés Vassalo comenta que esta é uma questão cultural que está relacionada com a baixa renda da população do país e da cultura inflacionária.
“Quer poupar? Coloque a poupança em primeiro lugar. Faça a reserva antes de tirar os gastos”, ressalta André Medeiros.
Em entrevista ao Conexão Itajubá os especialistas apontam direcionamentos para a melhor administração do dinheiro reservado.
Fonte: Conexão Itajubá / Rádio Panorama FM