É um termo da física, muito usado pela engenharia que se refere a capacidade de um material sofrer tensão e se recuperar.
Hoje, empresas, escolas , imprensa etc… estão usando esse termo de uma maneira a definir pessoas resilientes.
Resiliente é o ser humano que consegue se recuperar frente às adversidades que enfrenta na exigência do viver, seja na vida profissional, emocional, espiritual…
Não só o ser humano é resiliente, podendo também os animais, flora e fauna.
No ser humano é uma conquista pessoal. O nosso cérebro tem a capacidade de se moldar diante de acontecimentos vivenciados no nosso dia a dia, sendo que o ambiente em que estamos inseridos tem grande papel transformador.
Tem pessoas que são resignadas, nada as motivam à mudanças; outras, após qualquer dificuldade logo conseguem seguir em frente e tirar ações positivas,em qualquer circunstância.
O ser humano precisa enfrentar desafios para testar seus próprios limites.
A disciplina e a auto confiança são duas variáveis fundamentais para o fortalecimento da Resiliência.
Os resilientes não são onipotentes e também não se sentem impotentes. A resiliência é uma complementação e é muito usada no mundo corporativo.
A psicologia tomou essa imagem emprestada da física, definindo Resiliência, como a capacidade do indivíduo poder lidar com seus problemas, superar obstáculos ou também Traumatismos e se construir ( reconstruir) ou resistir pressões de situações diversas como choques – estresses etc…; sem entrar em surtos psicológicos.
Deixamos bem claro que é um fator que propicia ao ser humano, condições para enfrentar problemas e adversidades e chegar ao final feliz.
Um ser resiliente, é de suma importância na família, nas empresas, enfim, no cotidiano da vida.
Nos faz ser mais atentos no nosso dia a dia e sempre aprendemos algo das situações. O controle do impulso garante a auto regulação das emoções.
Quando vemos acontecimentos que não conseguimos entender como irão ser resolvidos, como catástrofes, perdas etc…, nós achamos que não haveria superação. Com agilidade e experiência própria , resolvemos os problemas e nos adaptamos novamente no mundo real.
Temos muitos casos reais como o do Grael, que mesmo perdendo as pernas, continua a vida com alegria e leva alegria a muitas pessoas. Vemos Haiti, Niteroi. Terremotos , furacões etc… e tudo volta ao normal outra vez. É claro que quem não é um resiliente, poderá não se recuperar nunca as suas emoções e a sua vida. A cada dia superações fantásticas surgem ou resurgem e novos exemplos surgirão, dando nos forças para entendermos a vida.
Temos inúmeros casos e com certeza, cada um de nós lembraríamos de alguns que marcaram as nossas vidas.
A diversidade vem através do tempo, nosso processo evolutivo é construído diariamente,pois o problema não está em nossa realidade e sim na forma como interpretamos.
Quanto a autoconfiança, essa é a maior característica do comportamento resiliente. A superação só acontece porque, antes de tudo, acreditamos em nosso potencial regenerativo; em nossa capacidade de crer e agir em prol do positivo.
A música de Paulo Vangloline, tem muito a nos ensinar sobre resiliência * Levanta…sacode a poeira e dá volta por cima.*
Podemos ver resilientes por toda nossa volta como: cadeirantes, deficientes visuais, auditivos etc…, cada um tem a sua história, que com certeza nos fascinaria.
Os resilientes conseguem se manter serenos quando enfrentam situações adversas, , mesmo com esse cenário desconfortável, conseguem alternativas, por vezes com muita criatividade para resolver ou pelo menos, minimizar seus impactos negativos.
Todos sem dúvida passam por momentos difíceis na vida, como crises, as mais diversas, não importado a origem. A diferença é que as pessoas que conseguem exercer a resiliência, consideram a as condições adversas, como parte da vida e não como algo a ser evitado a qualquer custo. Os resilientes apresentam um comportamento de esperança e buscam aprender com a experiência, já que não tem como evitá-la.
Esse caso deixa bem claro o que seja resiliência.
•A professora TMR nasceu em uma grande comunidade (favela) do Rio de Janeiro. Foi criada e lá foi alfabetizada e cursou o curso fundamental, em escola pública. Fez magistério também em escola da comunidade. Seu sonho era ser pedagoga.
•Filha de pais analfabetos e com 8 filhos para criarem e educarem.
•Viu seu pai ser preso várias vezes por trafico de drogas e até falecer…
•Ela continuava seus estudos mesmo sabendo que só poderia freqüentar às aulas, se sua mãe não ficasse doente. Muitas vezes ficava semanas sem poder ir às aulas.
•Copiava as matérias na hora da merenda e ao mesmo tempo comia o que a escola oferecia, pois já ajudava na complementação da sua alimentação .
•Fazia as tarefas escolares, depois que ajudava a sua mãe com os irmãos. Como tinha que economizar energia elétrica, fazia as suas tarefas embaixo do poste, que ficava em frente a sua casa.
•Quantas vezes dormiu em cima dos cadernos após fazer a tarefa,pois nunca deixou de fazê-las.
•Após o magistério, conseguiu na mesma escola, que era ajudante; o emprego de professora. Foi uma excelente mestra e muito amada por alunos, colegas e pais.
•Iniciou um cursinho para o vestibular de pedagogia. Curso gratuito na própria comunidade.
•Após um ano, realizou o vestibular e passou em faculdade federal. Formou-se com louvor.
•Profissionalmente está feliz e realizada.
•Faz mestrado.
•É feliz.
TMR… ISSO É SER RESILIENTE. Exemplo de vida, de dignidade, perseverança , de querer , de saber de ousar e principalmente de *calar*.
Ela é cativante, alegre ,dinâmica e possui conhecimento e sabedoria.
Como já sabemos, devemos ter conhecimentos, mas devemos ter sabedoria. Usar o conhecimento com sabedoria é o que realmente faz a diferença.
•Ela adora a vida.
•ê bons filmes
•Adora ir à praia
•Ri muito e chora toda vez que sente necessidade.
•Ama bons perfumes, compra-os dentro de suas posses.
•Viajar é com ela mesmo e quando não pode financeiramente… faz viagens astrais ( usa a sua imaginação)
•Respeita todos os seres e gosta de ser respeitada.
•Suas paixões: filhos (3), marido pais e amigos.
Ficaríamos aqui por muito tempo escrevendo, mas deixarei para vocês, a oportunidade de pesquisas .
O assunto é contagiante, só via internet, poderão sentir a profundidade e quantidade de informações.
Seja resiliente. * É aprender mudar.*