Dicionário – ato de respeitar, acatamento …
Respeitar – tratar com acatamento
Acatar – respeitar
Vamos pensar nos dias de hoje,notícias constantes nas mídias, sobre a falta de respeito dos alunos em salas de aulas.
Vejo com perplexidade o que acontece em todo País e também pelo mundo todo.
Volto ao tempo, minha sala de aula de alfabetização, eu com 6 anos de idade. Sala repleta, D. Maria Cândida, a professora; magra, alta, brava e meiga ao mesmo tempo. Sala em silêncio, atenção total pois queríamos aprender a ler.
Para falarmos, levantávamos o braço sinalizando à atenção. E esperávamos o consentimento que sempre era dado.. Quando a porta se abria e alguém entrava, imediatamente levantávamos e uma saudação era evocada: Bom dia! Boa tarde! E só sentávamos quando a professora nos dava sinal.
Meu Deus! Era assim mesmo!
Tenho falado com professores de escolas públicas e particulares, do ensino fundamental e médio e as respostas sempre são as mesmas… ESTÁ DIFÍCIL.
Mas porque está acontecendo esta *revolução* de comportamentos?
Será… Insatisfação no aprender?
Desinteresse no aprender?
TDH?
Hiperatividade?
Falta de princípios?
Desorganização neurológica?
Aversão `a Escola?
Aversão a professores?
Aversão aos conteúdos programáticos?
Revoltas Familiares?
Revoluções Tecnológicas?
Greves?
Mensalidades escolares?
Salários …
Muitos motivos sem dúvida existem e sempre existirão sempre, alguns difíceis até de entender – professores desanimados, decepcionados…
Alunos insatisfeitos… Alunos *vazios* … professores *vazios*?
O analfabetismo funcional aumentando e mesmo assim conseguindo levar os alunos às faculdades e os resultados estão claros constatado em avaliações mal feitas e conteúdos não fixados.Estão ao alvo de conteúdos além de seus conhecimentos e capacidade de entendimento inferior ao nível da classe.
Vemos claramente o *desrespeito* circulando entre anos de escolaridade e de conhecimentos pré adquiridos.
Professores se especializam…se tornam Mestres e…
Porque os alunos independendo da escola que estejam frequentando, continuam desinteressados, agressivos, mal educados, estressados e raivosos?
O que está faltando para que sejam respeitados os direitos dos alunos e dos professores?
Didática? Metodologia ?
Interesse ? Conhecimento?
Sabedoria?…
Na minha opinião, está faltando interesse em rever o Sistema Educacional.
Escolas que mostram ser superiores às outras,propondo modelos de ensino acima do pré estabelecidos exigindo dos alunos conhecimentos em excesso levando muitas vezes ao estresses. E Escolas que mantém o nível do ensino na média e ou abaixo da média por não acreditar no potencial dos alunos. CERTOS? ERRADOS? Só a consciência de cada um poderá responder essas perguntas.
O equilíbrio entre o ensino deveria haver, facilitaria a vida de todos e claro, que alunos com inteligências privilegiada existem em qualquer tipo de escola, todos tem os mesmos direitos, mas… Deve ser acionado a clareza nos planejamentos para que os objetivos sejam alcançados e oferecido com eficiência a todos os alunos em exercícios.
Não adianta Escolas *lotadas*…
Não adianta professores com Mestrados …
O que vai fazer a diferença será a sabedoria de cada um que está envolvido na Educação, o Educador e o Educando.
Só fazemos o que nos é agradável fazer, o nosso cérebro é claro nisso. Então : Será agradável ir para as escolas?
Será agradável estudar?
Temos a internet em nossas vidas, isto ninguém mais pode negar. Concordo que ir para escola, enfrentar certas matérias indesejáveis, ter *certos* professores… é bem difícil, mas é o ciclo da vida, estudar… estudar… estudar… Aprender… aprender… aprender… Realizar… realizar… realizar…
Nossa meta é aprender para nossa sobrevivência. Se temos metas, sem dúvida alcançaremos os nossos objetivos que é a conclusão da nossa formação profissional para que possamos obter um bom emprego e ter um bom salário. Para alcançarmos tudo isso… bancos escolares!
Se cada um de nós lembrarmos da importância de ter respeito por tudo e por todos e se passássemos aos que por nós passam, a grandeza dessa palavra formaríamos uma corrente de ajustes e os resultados seriam sem dúvida,seriam melhores.
Por tanto, alunos e Mestres não vamos esquecer que:
SABER… QUERER… OUSAR… CALAR… É FUNDAMENTAL. São as quatro ações que tanto gosto de mostrar.
Temos que SABER QUERER… SABER OUSAR… SABER CALAR… SABER SABER
QUERER SABER… QUERER OUSAR… QUERER CALAR… QUERER QUERER
OUSAR SABER … OUSAR QUERER … OUSAR CALAR… OUSAR OUSAR
CALAR SABER… CALAR QUERER… CALAR OUSAR … CALAR CALAR
Isto é RESPEITO
ISTO É RESPEITAR
ISTO É SER RESPEITOSO
E repetindo aquela frase: RESPEITO É BOM E… TODO MUNDO GOSTA.
TAMBÉM VEMOS a Altivez…
Há alunos que se consideram ser os melhores dos melhores,soberbos e intocáveis.
Professores que se consideram os melhores dos melhores, soberbos e intocáveis…
Ninguém merece.
Pessoas incríveis existem e como existem…salas de aulas incríveis existem… e como é bom estar dentro delas.
Professores excelentes estão em todas as escolas, independendo do poder aquisitivo e é Divino tê-los perto de nós, em nossas vidas e em nossos corações.
Que saudades dos meus professores incríveis!
Aprendi muito com eles, principalmente a ter respeito pelas pessoas, animais e pela vida.
Ai que saudades eu tenho… da minha escola querida ( Barão do Rio Branco) da minha amada professora (d. Maria Cândida) que os anos não trazem mais…
Mas graças a física quântica , eu sei que o nosso cérebro não sabe o que é recordar… e quando pensamos em algo mesmo sendo passado, ele aceita como se estivesse acontecendo no exato momento. É incrível! Sinto até o cheiro da sala de aula, os risos dos coleguinhas e até o cheiro da sopa. Oba! É o recreio!
Acredito muito na didática pessoal, no carisma do professor ao passar conhecimento. É essencial para a aprendizagem que os conteúdos sejam ricamente explorados e de maneira clara,objetiva e participativa. (dinâmicas)
Relembrando, tive professores que só liam as matérias e para falar a verdade, não tinham leituras excelentes… aulas cansativas, monótonas e sem interesses. Como sofríamos com *esses* professores! Mas a recompensa eram aqueles maravilhosos que tive , grandes Mestres.
Hoje, crianças e jovens não conseguem aceitar professores abaixo da média; o computador, a internet, sem dúvida alguma superam a muitos professores. Isto é notório e já não podemos excluir de nossas vidas, tão preciosa tecnologia.
Tempos atrás, só os professores sabiam e só eles ensinavam, hoje, o nosso amigo GOOGLE, é um sério concorrente, Ele é Fantástico! Sabe tudo!
Temos que voltar a amar as Escolas!
Temos que voltar a amar os Mestres.
Tenho minhas dúvidas… muitas coisas tem que mudar…
Muitas mesmo…
Só a SABEDORIA poderá transformar a Educação, fará o respeito resurgir nas salas de aula, nas escolas, nas repartições públicas, nas praças, nos hospitais, nos jogos, nos trânsitos,nas filas, nas ruas,nas casas, nos fóruns, enfim em toda parte. Como seria bom… muito bom.
Que tudo se transforme. Que o respeito volte a reinar e alunos e professores possam conviver em SABEDORIA.
Tudo que propomos a fazer, deve ser realizado com AMOR e com RIGOR…
O Rigor, disciplina…
O Amor, sublima…
*VIGILÂNCIA NOS SENTIDOS* eis a questão.