Região Norte registra a pior seca em 108 anos
Por um centímetro o rio Negro, em Manaus (AM), bateu neste domingo (24) o recorde de vazante (descida das águas) desde que a estação de monitoramento do Porto de Manaus foi fundada, em 1902. A menor marca anterior foi registrada em 1963, quando atingiu 13,64 m, a medição realizada na manhã de hoje (25) marcou 13,63 m.
Esta é a pior seca da Região Norte dos últimos 108 anos, são trinta e oito municípios afetados. Alguns rios em torno de Manaus estão tão secos que já é impossível utilizar canoa a motor. A maior parte das comunidades afetadas está em torno do Rio Solimões que esse ano chegou a ficar 80 centímetros mais baixo.
De acordo com a Defesa Civil e Forças Armadas, já foram distribuídos 600 toneladas de mantimentos, água potável e remédios para ajudar os moradores dessas regiões. Segundo a SOMAR Meteorologia, já começou a chover nas cabeceiras dos rios, mas a previsão é que a situação se normalize na região de Manaus em meados de novembro. Até lá, as chuvas ocorrerão em forma de pancadas e baixo volume.
Fonte: Somar Meteorologia