Um esquema especial de trânsito está sendo preparado para receber os fieis que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na cidade do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (20), durante evento do setor de transporte, o MetrôRio anunciou esquema especial. Em julho, para receber o papa Francisco, são esperados cerca de 1,5 milhão de turistas no Rio.
O diretor técnico do MetrôRio, Joubert Flores, antecipou que nos dias 25 e 26, para os principais eventos da JMJ em Copacabana, o metrô funcionará como no réveillon. A venda de bilhetes de ida e volta do bairro será antecipada para facilitar o escoamento nas estações Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde. A Estação Cantagalo, em obras, não vai funcionar.
A previsão da MetrôRio é trabalhar com grande número de trens, de acordo com a capacidade das estações que funcionarão em Copacabana. Neste tipo de evento, o diretor explicou que os passageiros embarcam em diversas estações, mas descem em poucas, gerando sobrecarga.
“Se a estação é capaz de atender a 20 mil ou 30 mil pessoas por hora, não podemos botar mais do que isso ali”, disse. Os bilhetes serão vendidos entre as 12h e as 18h na ida e as 19h e as 5h, na volta. Quem tiver direito a passagem gratuita, como idosos, também deve retirar o bilhete antecipadamente. Estão previstas 7 mil gratuidades e 210 mil bilhetes em ambos os dias.
Antes da JMJ, o desafio para o MetrôRio é organizar o atendimento para a Copa das Confederações. Joubert Flores antecipa que um esquema especial também está sendo preparado para a quinta-feira (20), dia do jogo entre Espanha e Taiti, no Maracanã. A partida deve começar às 16h e a saída coincidirá com o horário de pico. Não será decretado feriado.
A prefeitura do Rio pretende declarar feriado integral os dias 25 e 26 de julho, quando ocorrem, em Copacabana, aVia Crucise a Missa da Acolhida. Durante os dias da Jornada Mundial da Juventude, entre 23 e 29 de julho, está sendo preparado um esquema especial de trânsito, em pontos estratégicos, além de reforço no sistema de transporte.
Fonte: Agência Brasil