Carcaças de animais, papeis, documentos, todo tipo de lixo e até mesmo um vaso sanitário, móveis e colchões foram alguns dos itens retirados do Rio Sapucaí, durante um mutirão de limpeza promovido no ano passado pela Prefeitura de Itajubá. O 2º Mutirão será realizado nos próximos dias 6 e 7, quarta e quinta-feira, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com apoio da Secretaria Municipal de Obras, Defesa Civil, 4º Batalhão de Engenharia de Combate, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, IEF (Instituto Estadual de Florestas), da Unidra (União das Dragas de Itajubá) e das ONGs Gama (Grupo Amigos do Meio Ambiente) e Aearsi (Associação Ecológica Amigos do Rio Sapucaí).
A limpeza será iniciada na quarta-feira, 6, às 8h, no trecho localizado atrás do 4º Batalhão e as equipes irão seguir o mutirão até a ponte Guaraci Guedes, no bairro Santos Dumont. Todo material recolhido do rio será fotografado e descartado corretamente no aterro sanitário. Antes disso, parte do lixo irá compor uma exposição, que passará por todas as escolas da rede municipal, com o objetivo de conscientizar as crianças e toda população para a preservação do Sapucaí.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Andriani Tavares Tenório Gonçalves, será feito um trabalho de educação ambiental e os moradores da cidade receberão um panfleto com informações para o descarte correto de lixo e outros resíduos. “Nós estamos realizando um trabalho de conscientização com toda população de que o nosso rio é uma riqueza natural que o município tem e não pode ser tratado como lixeira. Além do foco na educação ambiental, implantamos o serviço Cata Treco justamente para evitar o descarte inadequado de itens que infelizmente algumas pessoas ainda descartam no Sapucaí e em áreas como morros, encostas e terrenos”, declarou.
Cata Treco
Quem tem eletrodomésticos, computadores e móveis velhos, como sofás, camas, colchões, mesas ou cadeiras quebrados ou danificados acaba ficando com a dúvida: como descartá-los, se estes itens não são levados pela coleta de lixo normal? Desde janeiro, a Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, implantou o Cata Treco, para evitar que os itajubenses descartem este tipo de lixo no rio, em terrenos baldios ou de qualquer outra forma que agrida o meio ambiente.
Pelo projeto, equipes da Prefeitura vão buscar nas casas o material a ser descartado, todos os sábados, atendendo às solicitações recebidas durante toda a semana, no horário comercial.
Tendo algum desses itens para descartar ou ao avistar algum deles jogados na rua ou no rio e ribeirões, ligue: (35) 3692.1875.
Fonte: Secom-Itajubá