Imagine a seguinte situação. Aos 25 anos, você é Presidente da maior organização de estudantes do planeta, presente em mais de 100 países, com cerca de 60 mil integrantes. Aos 26, você é eleito a pessoa mais conectada do planeta, com 4932 amigos de 124 regiões do planeta. Conseguiu imaginar a dimensão disso?
O personagem da série Comunidade AIESEC é o português Hugo Pereira, Presidente da AIESEC Internacional 2010-2011, e eleito, há uma semana, a pessoa mais conectada do planeta, pela Western Union – a empresa coletou dados através de um aplicativo no Facebook.
Para conhecer mais sobre Hugo, o blog da AIESEC no Brasil fez 3 perguntas.
1) Você foi eleito, pela Western Union, a pessoa mais conectada do planeta. Como a AIESEC contribuiu para isso?
A AIESEC foi o principal canal para conseguir tantas relações, com tanta diversidade cultural. É uma organização que proporciona uma network fantástica, se investirmos tempo e dedicação para tal.Sem dúvidas que o prêmio não seria possível de todo, sem a fantástica contribuição da AIESEC, assim como dos canais de networking existentes hoje, que facilitam a comunicação à volta do nosso planeta.
2) O jovem mais conectado do planeta possui muitos contatos no Brasil? Qual é sua visão do país?
Naturalmente sendo uma pessoa de naturalidade portuguesa existe logo uma afinidade íntima com um país como o Brasil. O facto de ter estado no país e ter tido a oportunidade de interagir com bastantes jovens brasileiros cria uma conexão mais rápida do que em outros países. O Brasil tem valores sociais e familiares muito fortes, muito semelhantes a Portugal, o que faz com que as relações que se criam entre os jovens portugueses e brasileiros sejam mais profundas.Também está à vista de todos que o crescimento econômico do Brasil é fantástico e nos próximos anos será bom ver que os valores da sociedade brasileira serão transmitidas para os demais países e culturas, o que fará com que se aprende imenso com a cultura brasileira.
3) Você foi presidente da AIESEC Internacional. O que você diria para um jovem estudante brasileiro, que está no início da faculdade, sobre as possibilidades de crescimento que existem em uma organização como a AIESEC?
Mais do que as oportunidades de crescimento na AIESEC, eu diria a um jovem estudante brasileiro que a faculdade é uma plataforma onde se aprende imenso, mas mais que isso, é a plataforma onde a maior parte da nossa network professional e pessoal para vida, se cria.Logo acho que qualquer jovem estudante que tenha algum pensamento a médio ou longo prazo, irá investir nas suas capacidades de interacção e networking para poder usufrui delas no futuro. Daí penso que sim, a AIESEC, sem dúvidas é das principais, se não a principal, organização jovem que providencia isso, sendo o factor diferenciador a quantidade de países e culturas que um jovem estudante pode interagir.Sem dúvidas que sendo jovem estudante, há que investir no desenvolvimento pessoal e profissional ao longo do percurso acadêmico e a AIESEC ajuda nesse campo.