Com o propósito de diagnosticar e propor melhorias para o turismo de Santa Rita do Sapucaí, em especial com relação a prática de voo livre, estiveram reunidos na data de 16 de março, o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, José Norberto Dias; o chefe das Unidades de Conservação, Giancarlo Carli; a presidente do Clube Sul Mineiro de Voo Livre, Rosaine Schincariol; o diretor financeiro do Clube, Sérgio Pontremolez e o agente de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas, Eduardo Lanza.
A reunião foi realizada através de uma visita técnica na rampa onde saltam os praticantes de voo livre e, de acordo com Eduardo, foram apontadas algumas medidas que devem ser discutidas primeiramente com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). “A sinalização do local, um folder de divulgação e infraestrutura turística do município foram tópicos da nossa conversa. O Executivo está aberto para esse diálogo”, avaliou o agente de Desenvolvimento Regional.
A rampa do CSMVL está localizada em propriedade particular pertencente ao Clube Sul Mineiro de Voo Livre na “Serra do Paredão”. Avizinha-se do Parque Ecológico Municipal de Santa Rita do Sapucaí (PEMSRS), criado pela Lei Municipal nº 1098, enquadrando-se também na categoria de unidade de conservação de proteção integral. A criação desta Reserva teve, entre outros, objetivo de preservação dos ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas , o desenvolvimento de atividades educacionais, além do turismo ecológico. O potencial turístico da Serra é imenso, oferecendo aos visitantes um visual incrível e uma condição especial para a prática do voo livre. As condições aerológicas locais estão entre as melhores do país, especialmente para a prática de modalidade de Cross Country. O contraste da Serra descontinuando uma paisagem de quilômetros de planícies e colinas suaves cria uma condição propícia para o desprendimento de “térmicas”. Assim, pilotos iniciantes na prática do voo de distância sustentam seus voos em condição dinâmica (lift) ao longo dos quase 5 quilometros do espigão, enquanto aguardam térmicas que os levarão muitos metros acima da Serra para que iniciem seu voo de distância. A Rampa é conhecida nos meios do voo como uma “escola de Cross”.
Localização:Serra do Paredão, na divisa dos municípios de Santa Rita do Sapucaí e São Sebastião da Bela Vista.
Coordenadas:S 22° 11″ 45.2″ W 45° 44″ 26.2″
Altitude:1400m; Quadrante: N
Voo local:Lift/Térmica/XC
Decolagem:Rampa natural, quatro parapentes ou asas simultaneamente
Desnível:470m
Melhor Época:Abril a Novembro
Fiscal:Anisio Vieira (035 9841-9011)
Frequência:144.215
Fonte: Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas