São cinco os papéis fundamentais de um líder. É isso o que afirma o diretor da People Inglês e Informática, professor Alex Arcanjo. O primeiro papel é esclarecer muito bem o propósito que ele defende. Em muitas organizações o que acontece é que o propósito está claro para o líder, mas não para os liderados. O papel do líder é justamente esclarecer isso.
O segundo papel é inspirar confiança, explica o professor. Confiança é a união do caráter e da competência, trata-se daquilo que ele diz que é e aquilo que ele fala convergindo com os conhecimentos, habilidades e atitudes que ele tem. A confiança é fundamental para que o propósito seja alcançado.
Outro ponto importante são as mudanças. Um líder tem que estar preparado para lidar com as mudanças que nos dias atuais acontecem de maneira muito rápida. “Quando a velocidade da mudança no mercado, na cidade, no país, no mundo é maior que a velocidade de mudança de uma organização , essa organização já está fadada a falir, a fracassar a se extinguir”, afirma Alex.
Líderes centralizadores e controladores estão focados na era industrial, onde você gere coisas e quando se tenta gerir pessoas como se fossem coisas acontecem os problemas. Às vezes se tem um excelente gestor, mas que quando é colocado num papel em que ele tenha que desempenhar e ajudar outras pessoas a aumentar sem potencial, às vezes o resultado não é tão bom.
Um bom líder que desempenha bem os seus papéis vai agir até mesmo na hora de escolher seu pessoal, buscando aqueles cujos princípios e propósitos convergem com os da sua empresa.
Mais informações você encontra napágina do facebookdo professor Alex Arcanjo ou na People Inglês e Informática pelo telefone (35) 3622 8140.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM