As agências da Caixa Econômica Federal (CEF) estão abrindo mais cedo, às 8 horas, para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre as contas inativas do FGTS. Também estarão de plantão neste sábado, 18 de fevereiro, das 9h às 16h, para o atendimento público. Os saques dos valores, que obedecem a um cronograma criada pela CEF, começam em 10 de março.
As informações são do gerente geral interino da unidade Itajubá, Edimar Márcio Ribeiro, que participou do encontro semanal do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá, realizado nesta quarta-feira, 15 de fevereiro. Também esteve presente o gerente de Contas de Pessoas Físicas, André Felipe Francisco Barbosa.
“Nosso horário estendido visa facilitar o atendimento do trabalhador. Ele tem a opção de buscar a Caixa logo cedo ou nos sábados em que estaremos de plantão. Vamos ficar abertos um sábado por mês até o final do pagamento das contas inativas”, explicou.
O presidente da CDL Itajubá, Georges Kallás, acredita que os saques das contas inativas do FGTS irão movimentar o comércio local. “Muitas pessoas irão optar por saldar eventuais débitos nas lojas e, outra parcela, devem ir às compras”, disse.
O saque das contas inativas foi autorizado pelo governo federal para fomentar a economia, que ainda sofre os efeitos da recessão. Podem retirar o dinheiro as pessoas que possuem contas que ficaram inativas até 31/12/2015. Segundo o governo, são 10,1 milhões de trabalhadores.
Contas inativas são aquelas vinculadas a um contrato de trabalho já extinto porque o trabalhador pediu demissão, mas não pode sacar o FGTS. Antes, só tinha direito a sacar o FGTS de uma conta inativa quem estivesse desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos.
Basta acessar o sitecriado pela Caixae preencher com os dados solicitados (CPF ou PIS). Também é possível consultar no aplicativo do FGTS, nas agências da Caixa, por meio do Cartão Cidadão, em postos de autoatendimento e no internet banking da Caixa. Vale lembrar que,para consultar o saldo da conta do FGTS, o trabalhador precisa informar seu número PIS, que consta na Carteira de Trabalho, e cadastrar uma senha, caso seja seu primeiro acesso à plataforma.
Confira abaixo o cronograma divulgado pelo governo federal:
Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação