Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Juventude, jovens, adolescentes e adultos representantes de organizações e instituições preocupados com questões relevantes à juventude se reúnem no Simpósio de Saúde de Adolescentes e Jovens. O evento, cujo tema é “Compromisso para a nova Década”, acontece entre os dias 9 e 10 de agosto em Brasília e propõe um espaço de discussão sobre temas relevantes ao principal segmento populacional do Brasil.
Durante dois dias, os participantes vão ampliar o debate sobre temas relacionados ao direito das e dos jovens e adolescentes à saúde integral e estimular a participação de diferentes sujeitos na consolidação das diretrizes nacionais de atenção integral a saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e atenção da saúde.
De acordo com a Oficial de Programa em Saúde Sexual e Reprodutiva do UNFPA, Fernanda Lopes, adolescentes e jovens devem ser vistos como sujeitos de direito. “O desafio é respeitar e promover os direitos de adolescentes e jovens em sua integralidade, garantindo espaços de diálogo e participação na formulação das políticas, na definição de prioridades, na implementação e monitoramento de ações em todas as esferas”, concluiu Lopes.
Está prevista a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre gestores do governo federal, estados e municípios, organismos responsáveis por políticas de juventude e adolescentes, redes juvenis, organizações da sociedade civil que atuam na área de promoção da saúde de adolescentes e jovens, e comunidade acadêmica. O UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, apoia a participação de 14 jovens de quatro regiões do país (Norte, Nordeste, Sul e Sudeste).
O Simpósio de Saúde de Adolescentes e Jovens é organizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção à Saúde/DAPES/Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem, em parceria com o UNFPA, a OPAS/OMS no Brasil, UNODC, OIT e Secretaria Nacional da Juventude.
Fonte: Agência Nações Unidas