A Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Mesmo durante o inverno, quando os casos costumam diminuir, os agentes de endemias seguem atuando firmemente em toda a cidade.
Nesta semana, será realizado o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), uma ação importante que identifica os bairros com maior risco de infestação. Através desse levantamento, será possível mapear as áreas mais vulneráveis e agir de forma mais eficiente para conter possíveis surtos.
Além do LIRAa, as visitas domiciliares continuam sendo intensificadas. A Secretaria de Saúde reforça o pedido para que a população colabore com os agentes, permitindo o acesso às residências. A abertura das portas é essencial para que os profissionais possam eliminar criadouros e orientar os moradores sobre as medidas de prevenção.
“Mesmo no inverno, é fundamental mantermos a vigilância. O mosquito pode se reproduzir em ambientes com água parada dentro das casas. Nossos agentes estão firmes nesse trabalho e contamos com a população para vencermos juntos esse desafio”, destacou a Marcelina Lorena de Souza.
A população deve continuar eliminando recipientes que acumulam água e ficando atenta a locais como calhas, vasos de plantas, caixas d’água mal vedadas e outros potenciais criadouros.
A prevenção é a melhor forma de combater o Aedes aegypti. A colaboração de todos é essencial para manter Itajubá livre dessas doenças.
Fonte: SECOM PMI