Foi realizada nesta terça-feira, dia 20 de junho, uma audiência pública de esclarecimentos e sugestões relativos à concessão de serviços para a exploração de trechos das Rodovias BR-459, BR-146, MG-290, MG-295, MG-455 e MG-459. A reunião foi organizada pela Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas – SETOP e para falar sobre os resultados o Conexão Itajubá conversou com o secretário Murilo Valadares.
O secretário participou da audiência com outras autoridades, entre elas o Deputado Ulysses Gomes, e aproveitou a oportunidade para também fiscalizar as obras do aeroporto de Itajubá. Devido à falta de recursos do Estado, a obra está paralisada, sendo necessários 45 milhões de reais para sua finalização.
Agora a obra deverá ser retomada a partir de uma nova licitação e viabilização de recursos.
O Estado de Minas Gerais está enfrentando problemas financeiros bastante graves, assim como todo o Brasil, mas no início da gestão havia uma expectativa de conseguir recursos do Governo Federal, apesar da situação de crises. Por conta disso foi feita uma PMI em Minas de todas as estradas com o objetivo de fazer Parcerias Público-privadas e o estado com recursos completando as obras.
Devido à crise política que acontece em Brasília, entretanto, não foi possível cumprir esse objetivo.
Para contornar a situação e conseguir atender às necessidades de manutenção e investimento o Estado lançou mão da Lei do Refis para retirar a multa dos devedores do ICMS e Minas possa arrecadar algum recurso. Outra questão é a concessão plena de rodovias, ou seja, o pedágio paga as obras da estrada.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM