“É muito difícil trabalhar educação num país onde a educação não tem o valor que merece”. Essas foram as palavras do Secretário de Educação Robson Vaz nesta terça-feira (8). Ele explica que hoje, um mês de um preso em um presídio federal é mais caro que um ano inteiro de uma criança numa escola. Trabalhar a educação com eficiência nesta realidade é preciso muito amor e criatividade.
O Governo é omisso, porque percebeu que o assistencialismo retorna mais votos a curto prazo do que a educação. Os investimentos em educação só mostrarão resultados em 15 anos ou mais. Para promover uma melhoria no município, a gestão da educação em Itajubá já está mudando. Um dos pontos levantados é a comparação com a empresa privada, onde 1% de horas trabalhadas é gasto com atestado de licença médico. Na educação do município, esse índice é de 6,3%, um prejuízo de 500 mil no fim do ano.
A Secretaria também mudou completamente a gestão de material e merenda escolar que eram responsáveis por grandes problemas. Antes acontecia com frequência de se mandar a merenda sem verificar se a escola precisava daquele item. Havia casos onde havia sacos de cenoura apodrecendo enquanto faltava sal ou óleo. Profissionais tiravam dinheiro do bolso para pagar essa falta.
Dentro da Prefeitura Municipal já está tramitando um estudo sobre plano de cada carreira e já foram feitos dois modelos de Projetos de Lei, encaminhados ao Prefeito Rodrigo Riera e que pretendem premiar as três escolas que mais se destacarem em relação ao IDEB, um premio em dinheiro para todos os profissionais da escola.
Ano passado todas as escolas tiveram algum tipo de manutenção ou reforma, ainda longe do ideal, mas os casos mais graves já foram corrigidos. Em 2014 estão sendo firmadas parcerias para compra de mais material e aumentar a intensidade das reformas. Também o plano pedagógico do município está sendo completamente reformulado. Também foi criada a tarefinha emocional para integrar as famílias e as atividades de compromisso social que começam no segundo semestre.
Sobre o Programa Bolsa Família, cujo critério de permanência é que a criança tenha frequência na escola, o Secretário Robson Vaz explica que uma pessoa foi indicada apenas para verificação. Para entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Itajubá, os telefones de contato são (35) 3692 1738 e (35) 3692 1807.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM