A empresa MDN Engenharia e Sistema de Tráfego Ltda., contratada pela Prefeitura de Itajubá por meio de processo licitatório para realizar o estudo viário de trânsito e transportes do município, iniciou a segunda fase do levantamento. No total, serão investidos cerca de R$ 110 mil para o serviço que irá durar seis meses e que será utilizado como importante ferramenta para solução de um dos problemas crônicos da cidade. Itajubá sofre com o aumento progressivo de veículos no decorrer de sua história e nunca passou por qualquer planejamento viário.
Na primeira fase do estudo, a MDN realizou o levantamento de dados de toda cidade. Pontos de contagem foram estabelecidos em diferentes dias de semana, para que fosse medido o tráfego de carros, motos, caminhões, bicicletas, taxis, escolares, entre outros. Ainda, o relatório da etapa inicial contém dados sobre o número de passageiros do transporte público, sobre a largura de ruas e calçadas, condições das vias, quantidade de acidentes ocorridos e quais locais apresentaram taxas mais elevadas de acidentes, e demais informações.
Já nesta segunda fase, que está sendo iniciada, será feito o diagnóstico do trânsito, que consiste no estudo dos pontos de conflito e análise dos problemas encontrados. A proposta de soluções a curto, médio e longo prazos integra a terceira fase. E a quarta é a elaboração do plano de ações do trânsito. Todas as etapas estão sendo acompanhadas pelo Departamento de Trânsito, ligado à Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços, e por entidades representativas da sociedade.
“Este estudo irá possibilitar que cumpramos mais um compromisso de campanha, trazendo uma solução solicitada e aguardada pela população. Será uma importante ferramenta, elaborada por uma empresa especializada, para que trafegar e caminhar pela nossa cidade seja mais seguro e tranquilo para nossa população”, declarou o prefeito Dr. Jorge Renó Mouallem.
Fonte: Secom-Itajubá