No mundo moderno e globalizado de hoje não vivemos sem computadores. Tudo para nós gira em torno da tecnologia, ficamos tão maravilhados com tais ferramentas que nos esquecemos dos princípios mais óbvios de segurança. Este artigo tem por objetivo alertar e ensinar um pouco mais de como nos cuidar na hora de acessar alguma página da internet, principalmente quando se tratar da necessidade de fornecer nossos dados pessoais.
Para garantir uma maior confiabilidade e segurança nas realizações bancárias pela internet, conforme as dicas de seguranças da maioria dos sites bancários são primordiais manter as seguintes opções abaixo configuradas e devidamente atualizadas: sistema operacional, navegadores para web, antivírus, anti-spam, anti-spyware, firewall e componentes ActiveX.
Além de todos esses requisitos necessários para seu computador, ainda é necessário ter certa precaução no recebimento de e-mail. Não abrir e-mails e nem executar arquivos anexados a eles de pessoas desconhecidas são duas ações importantes. Cuidados na hora de acessar endereços e links obtidos em salas de bate papo, ICQ, MSN, IRC e até mesmo de pessoas conhecidas, pois pode acontecer do computador dela estar contaminado. Cuidados também devem ser tomados na hora de baixar arquivos, para sua segurança é preciso conhecer e confiar nos sites, pois junto com o download podem de modo automático ser instaladas ferramentas com características maliciosas utilizados por fraudadores.
No caso dos bancos, eles utilizam recursos que tem por objetivo dificultar as ações de fraudadores tais como: cadastramento de computadores, chaves de segurança (token), que geram senhas diferentes a cada minuto (por exemplo: uso de teclados virtuais), time-out de sessão (que seria o encerramento da página após alguns minutos de ociosidade do computador), cancelamento de senhas após três tentativas, certificado digital, cadastramento de contas para efetuar transferências para elas, teclado codificado, criptografia, entre outros.
Ações por parte do fornecedor de serviço web como as citadas acima, de nada adiantam se você também não tomar as suas precauções de segurança com o computador e com os seus dados Um cuidado que você deve tomar é o de cobrir a tela do terminal bancário com o corpo de modo a impedir ou dificultar que as pessoas próximas vejam as informações que estão sendo digitadas por você.
Faça suas transações bancárias com segurança, evitando o uso de computadores públicos, como os de cyber cafés ou lan houses, pois nesses computadores não se conhece o que está instalado ou se existe algum programa espião, se todas as ferramentas utilizadas acima estão atualizadas, pois são vários usuários que podem estar abrindo e-mail e sites que tenham conteúdos maliciosos, e também no local pode haver câmara que podem estar filmando todas as informações que você está digitando.
Colaboraram: Marcela Piedade Goulart Torres Dos Santos e Waldir Marcelino Batista