Siga estes três passos para começar a inovar já:
1- Pense fora da caixa
“Se à primeira vista a idéia não for absurda, não há esperança para ela.” – Albert Einstein
Você sempre lê os mesmo jornais, vai aos mesmos lugares e conversa com as mesmas pessoas. Por que não buscar novos hábitos que juntos trarão novas fontes de inspiração?
Um intercâmbio, traz a vivência de uma nova cultura, que é uma ótima forma de expandir o pensamento. Outra ideia é começar a buscar projetos que se relacionem com a sua área, mas não necessariamente seja sua profissão de formação. Uma dica é aliar políticas de responsabilidade social a um projeto, a união de duas áreas pode resultar em inovação na certa!
2 – Atualize-se!
“O que os empreendedores têm em comum não é determinado tipo de personalidade, mas um compromisso com a prática sistemática da INOVAÇÃO.” – Peter Drucker
A maioria das pessoas pára de estudar depois que se forma e já quer logo partir para o mercado de trabalho. Mas aquelas pessoas que estão sempre ligadas nas novidades do mercado, procuram estudar e pesquisar tendências e estão sempre correndo atrás de cursos e oportunidades de aprender mais, estão a um passo na frente na hora de inovar.
Se você ainda está na faculdade, o exemplo também serve pra você: procure o equilíbrio entre os estágios e as oportunidades de pesquisa oferecidas. Prática e teoria formam o casamento perfeito para o seu currículo na busca por um emprego, ao mesmo tempo que fornece base para a inovação.
3 – Não queira inovar a todo custo
“Os processos tornam a empresa mais eficiente. Já a inovação nasce das pessoas no corredor, ou umas ligando para as outras às 10h30 da noite quando tiveram uma grande ideia, ou se deram conta de furos no modo como estávamos pensando. A inovação nasce de reuniões de meia dúzia de pessoas, feitas no calor da hora, quando alguém descobriu o jeito mais insanamente genial de fazer algo.” – Steve Jobs
Esquecer de procedimentos básicos da empresa para arriscar tudo em uma ideia pode resultar em erros fatais. Inovar às vezes leva tempo, ou pode surgir de um pensamento rapidamente. A inspiração e as boas ideias não tem hora, mas é necessário saber quando agir diante da boa ideia. Não a subestime, na maior parte, a inovação é algo tão simples que sempre nos perguntamos: “Por que não pensamos nisso antes?”. Colocar as “simples” ideias, mas eficientes, é o que diferencia o empreendedor do funcionário operacional.